Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 sinais que indicam que você precisa de um servidor dedicado

20/06/2019 às 10:45 Ajuda

4 sinais que indicam que você precisa de um servidor dedicado

Muitos proprietários de website sofrem com servidores de hospedagem de sites. Na maioria das vezes, eles não conhecem sobre o assunto e erram na escolha, e também não ficam atentos aos sinais de necessidade de upgrade.

Por isso, fizemos este artigo, para mostrar alguns sinais que indicam que o seu site precisa de um servidor dedicado.

O upgrade no servidor na hora certa garante que você drible os problemas e evite enfrentar dificuldades em seu site, enfrentando situações como a queda constante da página ou roubo de informações de sua empresa e de seus clientes.

Para começar, vamos mostrar com mais detalhes o que é um servidor dedicado e quando esse tipo de servidor de hospedagem se faz necessário.

Todo negócio visa crescer e junto com o crescimento vem a necessidade de melhorar a infraestrutura, então é essencial ficar ligado!

Com o foco da experiência do cliente, o Google penaliza os sites que apresentam muitos problemas em seus servidores.

Então, ficar atento aos sinais de crescimento e migrar a sua página para um servidor dedicado é uma excelente maneira de manter e melhorar o desempenho do seu negócio na internet.

Confira também o nosso texto sobre hospedagem de site barata!

O que é um servidor dedicado?

Os servidores de hospedagem são computadores que armazenam os dados de sites. Existem vários tipos de servidores de hospedagem e cada um tem seus prós e contras.

O servidor dedicado é um servidor dedicado a atender as necessidades do seu site, por isso ele ganhou esse nome. Você pode estar se perguntando o que preciso saber antes de contratar um servidor dedicado?

Diferente de outros servidores como o servidor compartilhado, por exemplo, o servidor contratado é exclusivo do seu site, o que dá mais robustez e potencializa o desempenho da sua página.

Esse tipo de servidor possui mais espaço de armazenamento, tem um nível de segurança mais alto e passa por atualizações e backups recorrentes, além de contar com um melhor serviço de suporte.

Comunicação com clientes

O servidor além de hospedar os dados de seu site deve ser capaz de estabelcer uma boz conexão com os usuários ou clientes. Para isso é preciso considerar as configurações de velocidade e processamento do servidor dedicado.

Como saber se preciso trocar para um Servidor Dedicado?

Muitos donos de websites montam seus negócios em hospedagens gratuitas ou compartilhadas.

E estas até servem bem para o início do projeto, mas conforme o projeto vai crescendo, estes servidores acabam apresentando muitos problemas.

Com o aumento de tráfego e dados no seu site, estes servidores apesar de serem mais baratos, não conseguem suportar certas situações.

Isso gera problemas como baixo nível de segurança, e principalmente, a queda constante da página. Abaixo você verá alguns sinais que indicam o seu site preciso de um servidor dedicado:

  1. Baixo nível de segurança
  2. Aumento do tráfego
  3. Falta de estabilidade
  4. Autonomia

Baixo nível de segurança

Como falamos no parágrafo acima, um dos problemas enfrentados pelos servidores compartilhados e gratuitos é o baixo nível de segurança.

E essa é uma necessidade básica para qualquer site da web, principalmente, para quem possui um e-commerce.

Quem vende ou troca informações sigilosas com clientes e fornecedores através da internet precisa de um servidor com alto nível de segurança.

De início, a atração da hospedagem compartilhada se dá pelo baixo preço, mas conforme o negócio vai crescendo, isso se torna um risco cada vez maior.

Se você já está tendo que lidar com um volume substancial de informações pessoais e bancárias da sua empresa e de seus clientes é sinal que é hora de migrar o seu site para um servidor dedicado.

Com um maior nível de segurança, você ganha um servidor que consegue realizar todos os processos de defesa contra-ataques focando no seu site.

No servidor compartilhado, você divide o espaço com outros sites e isso aumenta as chances de ataques, já que o servidor pode abrir brechas de segurança pelo alto número de aplicações.

Aumento do tráfego

Esse é o principal motivo para o upgrade de um site na internet. Os servidores compartilhados e gratuitos possuem limitações no volume de tráfego dos sites hospedados.

E isso se torna um problema quando um site começa a crescer e chegar próximo do limite de acessos suportado pela hospedagem.

Se o seu site já está nesta fase e vem demonstrando um crescimento exponencial no tráfego, mês após mês, é sinal que você precisa migrar para um servidor dedicado.

Estes servidores possuem um limite de tráfego bem maior e contam com recursos exclusivos para otimizar a performance.

Os servidores compartilhados apresentam muitos riscos, podendo deixar o seu site fora do ar em algum pico de acesso, ou mesmo deixando sua página muita lenta, o que também é bastante prejudicial, principalmente quando o site está crescendo o seu número de acessos.

Falta de estabilidade

Com o crescimento do seu site em uma hospedagem compartilhada, a performance da sua página pode cair bastante.

Isso acontece porque este tipo de servidor é usado por vários sites e por isso é bem mais instável.

Isso gera vários problemas como a lentidão em páginas, uma baixa porcentagem de uptime, entre outros fatores que prejudicam a experiência dos usuários que navegam pelo seu site.

Esse é outro sinal que o seu site precisa de um servidor dedicado. Com o servidor dedicado, as chances do seu site apresentam novos e recorrentes problemas de performance é praticamente nula.

Autonomia

Você sente que precisa de mais autonomia para fazer atualizações no seu site? Como por exemplo, modificar layout e partes de código, etc.

Esse é um sinal que a sua página precisa de um servidor dedicado.

Neste tipo de servidor, você ganha mais autonomia. Assim, você pode contratar desenvolvedores, por exemplo, para auxiliar na tarefa de flexibilização dos recursos e otimização do desempenho do seu site na internet.

Gostou de nosso post? Compartilhe: