4 sinais que indicam que você precisa de um servidor dedicado

20/06/2019 às 10:45 Ajuda

4 sinais que indicam que você precisa de um servidor dedicado

Muitos proprietários de website sofrem com servidores de hospedagem. Na maioria das vezes, eles não conhecem sobre o assunto e erram na escolha, e também não ficam atentos aos sinais de necessidade de upgrade.

Por isso, fizemos este artigo, para mostrar alguns sinais que indicam que o seu site precisa de um servidor dedicado.

O upgrade no servidor na hora certa garante que você drible os problemas e evite enfrentar dificuldades em seu site, enfrentando situações como a queda constante da página ou roubo de informações de sua empresa e de seus clientes.

Para começar, vamos mostrar com mais detalhes o que é um servidor dedicado e quando esse tipo de servidor de hospedagem se faz necessário.

Todo negócio visa crescer e junto com o crescimento vem a necessidade de melhorar a infraestrutura, então é essencial ficar ligado!

Com o foco da experiência do cliente, o Google penaliza os sites que apresentam muitos problemas em seus servidores.

Então, ficar atento aos sinais de crescimento e migrar a sua página para um servidor dedicado é uma excelente maneira de manter e melhorar o desempenho do seu negócio na internet.

O que é um servidor dedicado?

Os servidores de hospedagem são computadores que armazenam os dados de sites. Existem vários tipos de servidores de hospedagem e cada um tem seus prós e contras.

O servidor dedicado é um servidor dedicado a atender as necessidades do seu site, por isso ele ganhou esse nome.

Confira também: O que preciso saber antes de contratar um servidor dedicado?

Diferente de outros servidores como o servidor compartilhado, por exemplo, o servidor contratado é exclusivo do seu site, o que dá mais robustez e potencializa o desempenho da sua página.

Esse tipo de servidor possui mais espaço de armazenamento, tem um nível de segurança mais alto e passa por atualizações e backups recorrentes, além de contar com um melhor serviço de suporte.

Como saber se preciso trocar para um Servidor Dedicado?

Muitos donos de websites montam seus negócios em hospedagens gratuitas ou compartilhadas.

E estas até servem bem para o início do projeto, mas conforme o projeto vai crescendo, estes servidores acabam apresentando muitos problemas.

Com o aumento de tráfego e dados no seu site, estes servidores apesar de serem mais baratos, não conseguem suportar certas situações.

Isso gera problemas como baixo nível de segurança, e principalmente, a queda constante da página.  Abaixo você verá alguns sinais que indicam o seu site preciso de um servidor dedicado.

Baixo nível de segurança

Como falamos no parágrafo acima, um dos problemas enfrentados pelos servidores compartilhados e gratuitos é o baixo nível de segurança.

E essa é uma necessidade básica para qualquer site da web, principalmente, para quem possui um e-commerce.

Quem vende ou troca informações sigilosas com clientes e fornecedores através da internet precisa de um servidor com alto nível de segurança.

De início, a atração da hospedagem compartilhada se dá pelo baixo preço, mas conforme o negócio vai crescendo, isso se torna um risco cada vez maior.

Se você já está tendo que lidar com um volume substancial de informações pessoais e bancárias da sua empresa e de seus clientes é sinal que é hora de migrar o seu site para um servidor dedicado.

Com um maior nível de segurança, você ganha um servidor que consegue realizar todos os processos de defesa contra-ataques focando no seu site.

No servidor compartilhado, você divide o espaço com outros sites e isso aumenta as chances de ataques, já que o servidor pode abrir brechas de segurança pelo alto número de aplicações.

Aumento do tráfego

Esse é o principal motivo para o upgrade de um site na internet. Os servidores compartilhados e gratuitos possuem limitações no volume de tráfego dos sites hospedados.

E isso se torna um problema quando um site começa a crescer e chegar próximo do limite de acessos suportado pela hospedagem.

Se o seu site já está nesta fase e vem demonstrando um crescimento exponencial no tráfego, mês após mês, é sinal que você precisa migrar para um servidor dedicado.

Estes servidores possuem um limite de tráfego bem maior e contam com recursos exclusivos para otimizar a performance.

Os servidores compartilhados apresentam muitos riscos, podendo deixar o seu site fora do ar em algum pico de acesso, ou mesmo deixando sua página muita lenta, o que também é bastante prejudicial, principalmente quando o site está crescendo o seu número de acessos.

Falta de estabilidade

Com o crescimento do seu site em uma hospedagem compartilhada, a performance da sua página pode cair bastante.

Isso acontece porque este tipo de servidor é usado por vários sites e por isso é bem mais instável.

Isso gera vários problemas como a lentidão em páginas, uma baixa porcentagem de uptime, entre outros fatores que prejudicam a experiência dos usuários que navegam pelo seu site.

Esse é outro sinal que o seu site precisa de um servidor dedicado. Com o servidor dedicado, as chances do seu site apresentam novos e recorrentes problemas de performance é praticamente nula.

Autonomia

Você sente que precisa de mais autonomia para fazer atualizações no seu site? Como por exemplo, modificar layout e partes de código, etc.

Esse é um sinal que a sua página precisa de um servidor dedicado.

Neste tipo de servidor, você ganha mais autonomia. Assim, você pode contratar desenvolvedores, por exemplo, para auxiliar na tarefa de flexibilização dos recursos e otimização do desempenho do seu site na internet.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Servidor Dedicado.

Gostou de nosso post? Compartilhe: