4 regras de ouro para a comunicação com o cliente

14/03/2019 às 19:09 Marketing

4 regras de ouro para a comunicação com o cliente

A boa comunicação deverá acontecer em dois âmbitos: entre a empresa de marketing digital e os seus clientes e dentro da proposta de campanha que é entregue a esses clientes em favor da disseminação de sua marca.

Saber se comunicar é essencial em todos os ramos, pois, é o primeiro passo entre a idealização dos planos e sua concretização de fato.

Quando os líderes compartilham ideias e informações com os gestores de sua equipe, dando abertura ao diálogo, acontece uma troca enriquecedora, através da qual o objeto entregue sai mais encorpado e qualificado.

A comunicação é um dos indícios de que a equipe se une em prol do melhor que pode ser oferecido ao cliente, uma vez que, quando o cliente procura uma agência para a realização de sua demanda, o que ele quer, na verdade, é encontrar um espaço em que se sinta à vontade e seguro quanto à transmissão de seu desejo, de modo que, ele saberá que aquela equipe o ouvirá, decifrando-o às vezes, preservando os valores e princípios de sua marca, adequando sua proposta inicial a sua viabilidade financeira e atendendo ao cenário atual de mercado.

Entre alguns aspectos que são fundamentais para que a comunicação seja efetiva, destacam-se:

1 – Adequação ao perfil de quem recebe a mensagem:

Quando um cliente procura uma empresa, ele quer antes de tudo, ser compreendido, para isso, é preciso que a agência conheça o seu cliente e seus anseios, adequando sua proposta ao perfil desse cliente, oferecendo a ele seus serviços e produtos de maneira clara e que tenha a ver com o que ele busca.

Quando uma campanha é proposta, ela deve fazer-se entender, alcançando aquele perfil de clientes.

Para tanto, adequar-se ao segmento da marca e às características socioculturais de seus seguidores é essencial para que a campanha alcance a todos de maneira inequívoca e positiva.

A boa comunicação é essencial para uma abordagem bem feita, aquela que não é invasiva, agrega um tom de familiaridade e confiança à marca e entrega aos clientes o que eles realmente querem ou precisam sem ruídos comunicativos.

Além do mais é uma maneira de aproximar o produto oferecido a seus consumidores, de modo que eles tendam a adquiri-lo.

O Serviço de Email Marketing custa a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes). Confira já!

2 – Atenção às três esferas da comunicação:

Quando os gestores de uma empresa se encontram presencialmente com os seus clientes para uma troca de ideias, alguns aspectos são acrescentados à linguagem estritamente verbal; é o caso da apresentação, da postura, da expressão facial e gestual e da entonação e tonalidade de voz usadas, por exemplo, na hora de comunicar algo ao cliente.

Por isso, é preciso estar atento aos três fatores que entornam uma boa comunicação: a mensagem verbal, a não verbal e a entonação da voz.

Uma apresentação tranquila e aprazível, um aperto de mão firme e generoso, atrelado a uma tonalidade de voz equilibrada são essenciais para se ter uma boa impressão do gestor por parte do cliente, o conteúdo promulgado fica enriquecido quando esses pontos são levados em consideração.

3 – Ouvir é fundamental:

Tanto na hora de propor algo ao cliente como na elaboração do conteúdo de campanhas de marketing, os monólogos não são bem-vindos.

Um cliente provavelmente não ficará satisfeito após uma reunião de que saiu com a sensação de que suas ideias e sugestões não foram ouvidas, suas dúvidas não foram sanadas e seus valores não foram respeitados, ou seja, ele simplesmente não foi levado em consideração.

Da mesma maneira, as campanhas que são elaboradas para determinada marca devem dizer sobre o que os clientes querem saber, ou seja, de algum modo, eles devem ser ouvidos e atendidos, caso contrário, a estratégia não é bem-sucedida.

O poder de influência e de interação parte do pressuposto de uma comunicação que tenha os dois lados.

4 – Por uma comunicação objetiva:

Objetividade, assertividade, clareza e franqueza são essenciais para uma boa comunicação com os clientes.

Frases truncadas, extensas, com palavras desconhecidas ou técnicas demais não agradam a ninguém, e ainda transmitem uma ideia de insegurança e de engodo.

Os pontos a serem colocados devem estar claros desde o princípio ao cliente, isso atrelado a uma postura e entonação assertivas, agregam confiança na estratégia apresentada.

Do mesmo modo, campanhas de marketing que não são objetivas podem gerar duplo sentido, transtorno ou confusão sobre a mensagem a ser passada, o que a torna fracassada, pois, afinal de contas, ninguém quer seu produto ou serviço associado a uma proposta equivocada.

Gostou de nosso post? Compartilhe: