4 práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar

03/11/2018 às 21:29 Loja Virtual

4 práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar

Vivemos em tempos onde a comunicação é a chave para o sucesso de qualquer tipo de negócio, seja ela do dono de uma empresa com os seus funcionários ou da própria empresa com os seus clientes.

Saber como se comunicar hoje em dia não é mais um diferencial, mas uma necessidade básica para se viver no mercado das redes sociais e dos avanços tecnológicos.

Sabendo dessa necessidade, separamos algumas das principais práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar.

São táticas e maneiras de fazer com que o seu negócio consiga acompanhar a constante evolução do mercado de hoje. Mas você sabe exatamente o que são práticas de interatividade?

O que são práticas de interatividade?

Quando falamos que uma empresa possui interatividade, isso significa que ela possui capacidade de gerar uma comunicação de mão dupla, ou seja, que ela consegue enviar a mensagem que quer ao mesmo tempo que também consegue receber mensagens.

Sabendo disso, você já começa a ter uma ideia do quão importante são essas práticas na era das redes sociais, não é mesmo? Uma empresa que não possui práticas de autoridade, com o tempo, acaba sendo deixada para trás, pois hoje em dia, todos precisam ter voz.

E você precisa saber disso para conseguir fazer com que a sua empresa não perca o fôlego com o passar do tempo.

Você também pode se interessar: O que é E-mail Marketing?

Quais são as melhores práticas de interatividade?

E agora que você já sabe o que são, vamos falar diretamente sobre as principais práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar.

Leia todos com atenção e perceba qual faz mais sentido para você e para o seu negócio. Essas práticas são:

  • Storytelling
  • Conteúdo personalizável
  • Recursos multimídia
  • Compartilhamento de conteúdo

Storytelling

Poucas ferramentas são tão eficazes quanto contar uma história. A grande verdade é que, desde que os seres humanos são seres humanos, nós somos fascinados por histórias.

Nós identificamos traços de nossas vidas com os de outras pessoas, fazemos paralelos com experiências nossas e acabamos nos transformando.

Agora imagine uma história acompanhada de um conteúdo interativo, onde as pessoas possam opinar, falar sobre o que acharam e receber respostas da sua empresa. Isso ajuda não só a aumentar o engajamento como também fazer o público se identificar mais com seus conteúdos.

Você pode utilizar storytelling tanto para contar a história da sua empresa e conseguir mais clientes quanto para vender um produto. Como dissemos, essa é uma ferramenta poderosa e que pode ser usada com diversas finalidades.

Contar histórias e fazer o público ser parte delas é, sem dúvidas, uma das melhores práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar.

Conteúdo personalizável

Dependendo do tipo de conteúdo que você disponibiliza em seu site, você pode fazer com que o seu público possa modifica-lo da maneira que preferir.

Se você possui uma loja virtual que vende livros, por exemplo, uma boa ideia é deixar com que as pessoas possam escolher entre diferentes tipos de capas, com cores e ilustrações diversas, montadas por elas mesmas.

Isso também é bastante eficaz em lojas de roupas e sapatos, permitindo que os clientes personalizem suas preferências dentro de determinadas opções. Isso faz com que o seu público sinta que faz parte do seu negócio e o aproxima mais para futuras vendas.

Conheça o nosso serviço de E-mail marketing! Ele possui preços a partir de R$45,00 mensais com 10.000 disparos (cada plano tem sua quantidade de disparos correspondentes).

Recursos multimídia

Uma prática que também não pode ser descartada é a utilização de recursos multimídia. Nunca foi tão fácil assistir a vídeos e nem ter acesso a fotos e você deve usar isso a seu favor.

Criar conteúdo em texto ainda é interessante, mas melhor ainda é se outro conteúdo o complementa, como em vídeo ou em uma apresentação de fotos, por exemplo. É de extrema importância que, se você quiser utilizar esses recursos multimídia, que eles não sejam apenas conteúdos separados.

Se o seu objetivo é adotar práticas de interatividade, o seu conteúdo precisa ser interativo. Por exemplo, o texto tem que ter alguma conexão com o vídeo, que por sua vez tem alguma conexão com uma foto nas redes sócias, que por sua vez utiliza uma hashtag para gerar engajamento.

São diversas as formas de como você pode utilizar recursos multimídia. Aproveite-as.

Compartilhamento de conteúdo

Outra prática de interatividade que sua empresa precisa adotar é algo que não é fácil, mas quando dá certo, proporciona um crescimento gigantesco para qualquer tipo de negócio.

Saber como fazer o seu público se engajar com o que você pública ou vende não é fácil. É necessário que ele sinta que faz parte da sua história, que também está ajudando na missão da empresa e que é uma peça fundamental para isso.

Todas as práticas que já comentamos anteriormente podem ajudar nesse sentido, mas elas podem convergir para uma finalidade: Fazer com que o público compartilhe o seu conteúdo.

Quando o seu público entende a mensagem e começa a compartilhar o seu conteúdo, significa que todas as práticas de interatividade estão dando certo.

O seu público está interagindo com a sua marca e você está conseguindo atingir novas pessoas com a sua mensagem.

Leia também: Como aumentar a conversão com e-mail marketing?

E aí, gostou das práticas de interatividade que sua empresa precisa adotar? Cada negócio possui suas especificidades e, logo, também suas necessidades.

É importante você traçar uma boa estratégia antes de adotar qualquer uma dessas práticas, para que elas possam gerar o maior efeito possível.

Encare-as como ferramentas que você sempre pode utilizar para ajudar o seu negócio a crescer e fazer com que ele acompanhe as evoluções e necessidades do mercado hoje em dia.

Sabendo fazer isso, você estará em pé de igualdade com a concorrência, o que é sempre algo positivo.

Gostou de nosso post? Compartilhe: