Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 ferramentas para testar a velocidade do seu site e otimizar seu tráfego

11/04/2019 às 17:56 Ajuda

4 ferramentas para testar a velocidade do seu site e otimizar seu tráfego

Qual é velocidade do seu site? Isto é, o tempo que seu site demora para carrgear.Sabia que a velocidade do site atualmente é um dos principais fatores de ranqueamento do Google?Pesquisas indicam que sites que demoram mais de cinco segundos para abrir, acabam sendo rejeitados, na maioria das vezes pelos usuários.

Ter um site rápido é questão de sobrevivência na internet. Um site muito pesado fica lento e um site lento demora muito a carregar. Se a velocidade do site não ajudar, isso pode fazer um blog perder toda sua audiência.

E claro, também pode fazer sua página, por mais relevante que seja o seu conteúdo, perder posições nos resultados de busca.

Velocidade do site

Não basta ter a melhor hospedagem de site para garantir que se site seja rápido. E como saber se a velcidade do meu site está boa ou não?

Existem diversas ferramentas gratuitas e pagas que conseguem lhe dar um panorama completo através de testes simples.

Testar velocidade do site

Testar a velocidade do site é crucial para além de identificar uma lentidão, também identificar quais são os elementos que deixam o seu site mais lento. Isso dá dicas de como otimizar a sua aplicação para torna-la mais rápida e garantir uma audiência maior. 

Teste de velocidade streaming

Outra grande importência na velocidade do site se dá para aqueles que utilizam o streaming. Esse tipo de serviço devee contar uma velocidade do site das mais rápidas, para não gerar atraso nas transmissões. 

Avaliar a velocidade site nestes casos é essencial para descobrir onde e como tomizar.

Teste de velocidade do site Google

Antes de utilizar qualquer uma dessas ferramentas, você pode testar a velocidade da sua internet na hora de acessar o seu site. Para isso, você pode utilizar o comando "teste de velocidade site google"  no buscador e o próprio Google irá medir sua velocidade de conexão.

Mas isso é diferente da velocidade de um site, apenas te permitirá ter uma visão geral.

Como testar velocidade do site: ferramentas de teste velocidade do site

Para poder testar a velocidade de um site de fato é preciso utilizar alguma boa ferramenta, certo? E é sobre algumas delas que falaremos abaixo.

  1. Page Speed Insights
  2. GT Metrix
  3. Pingdom Tools
  4. Web Page Test

Page Speed Insights

Essa é uma ferramenta gratuita do Google. E por ser uma ferramenta original da plataforma ajuda principalmente na otimização da velocidade do site para os mecanismos de busca.

A ferramenta é bem simples e busca testar a velocidade do site para desktops e para dispositivos móveis.

Basta colocar a URL do seu site, e você receberá uma classificação para duas abas: mobile e desktop.

A classificação é simples, ela vai de 0 a 100, com 0 sendo o pior e 100 sendo o melhor índice.

O Page Speed Insights vai identificar todos os problemas nas versões para desktop e mobile do seu site e lhe dará também uma lista de possíveis correções que podem ser feitas.

Quanto mais próximo do 100, o seu site estiver melhor. Isso indica que você tem menos otimizações por fazer.

O ideal é que seu site fica na classificação verde, que considera o seu site como Fast (rápido), que significa que a velocidade do site está "rápida".

GT Metrix

O GT Metrix é uma ferramenta que utiliza um sistema semelhante ao Page Speed Insights. O serviço faz uma análise de 27 fatores para definir a nota de classificação do seu site.

Em cada um dos fatores, a ferramenta indica possíveis otimizações para os usuários.

No relatório gerado pelo GT Metrix, além da velocidade de carregamento do site, também é possível encontrar informações sobre como o site é carregado, ou seja, é possível encontrar os elementos mais lentos da sua página facilmente.

ssim como o Page Speed Insights, o GT Metrix é uma ferramenta gratuita e utiliza a classificação de 0 a 100 para determinar o nível de velocidade de carregamento de um site.

O serviço também conta com um plano pago, onde é possível encontrar recursos mais avançados de otimização e fatores para um carregamento mais rápido de um site.

Pingdom Tools

O Pingdom junto com o Page Speed Insights são as ferramentas de teste mais populares na web.

E assim como os demais já citados neste artigo, ele também possui um sistema de classificação da velocidade de carregamento de um site.

A ferramenta traz como destaque de sua análise, informações importantes como o tempo total de carregamento, o número de requisições da página e o peso total da página.

O Pingdom é muito preciso e fornece ao usuário o tempo que cada elemento da página leva, em média, para ser carregado pelo navegador.

Assim como as outras ferramentas, o Pingdom dá dicas de possíveis otimizações e faz uma classificação precisa do site do usuário.

O serviço é bem didático e mostra ponto a ponto, as fraquezas e os pontos fortes de um site.

Web Page Test

O Web Page Test é outra ferramenta bastante completa e gratuita para o teste de velocidade de um site.

No serviço, o usuário pode escolher a página de origem do teste e o tipo de navegador utilizado.

O resultado é bem detalhado e inclui informações importantes sobre o desempenho do seu site.

Com um diagnóstico preciso, o Web Page Test consegue dar sugestões de otimização e mostrar os pontos fortes da sua página.

Conclusão

Como vimos, existem ferramentas gratuitas que podem efetuar análises completíssimas em um site.

E estas devem ser usadas frequentemente, até por que a maioria dos sites são atualizados com bastante frequência e isso pode mudar o tempo de velocidade de carregamento deles.

Implementar algumas boas práticas, optando por arquivos compactados e plugins (quando no WordPress) mais leves é essencial, mas para ter a certeza de que está com um site rápido, fazer um teste é essencial.

O ideal é que você faça um teste no site, pelo menos, uma vez por mês ou após uma grande atualização na página.

Isso poderá mitigar possíveis prejuízos causados por algum elemento que esteja fazendo sua página perder velocidade. Identificar e corrigir esses detalhes é essencial para evitar perder tráfego.

Além disso, a otimização do seu site ajuda a receber visitas de usuários com uma conexão limitada de internet, e sim, também é preciso pensar neles. Quanto mais rápido for acesso para todos, independente da velocidade de conexão de internet de cada um, mais o seu site tende a ganhar em autoridade no Google e cair nos gostos de mais usuários, adquirindo mais tráfego.

Gostou de nosso post? Compartilhe: