4 estratégias para otimizar o relacionamento com o cliente

04/11/2019 às 20:42 Marketing

4 estratégias para otimizar o relacionamento com o cliente

O relacionamento com o cliente é um dos pontos mais importantes para fechar novas vendas, aumentar as taxas de conversão e de fidelização.

Por isso, neste artigo vamos lhe apresentar várias estratégias para otimizar o relacionamento da sua empresa com os consumidores.

Negócios digitais precisam ter um setor de atendimento eficiente para cativar o cliente. Desde a primeira abordagem, será preciso trabalhar na geração de um relacionamento de confiança entre ambas as partes.

Manter o cliente interessado e garantir sua satisfação é o caminho para fechar novas vendas.

Não há achar que todo cliente é igual ao outro, e isso dificulta bastante na hora das vendas.

Por isso, existem estratégias de relacionamento com o cliente, com foco em diferentes fatores, que se complementam e podem ajudar no crescimento das vendas.

Confira abaixo quais são as principais estratégias para otimizar o relacionamento com seus clientes:

Alinhamento de expectativas internas

É preciso trabalhar estratégias de comunicação interna e endomarketing em sua empresa. Se você não trabalha sozinho, é importantíssimo garantir que toda a equipe esteja no mesmo ritmo.

 Dependendo do tamanho da empresa, será necessário alinhar a expectativa de diversos setores. E para isso preciso implementar estratégias de integração, que delimitem funções, desburocratizem os processos e definam metas e objetivos claros para todos na empresa.

Com todos falando a mesma língua, fica muito mais fácil criar novas campanhas de vendas e otimizar o atendimento pelos diferentes canais de comunicação de uma empresa.

É preciso focar nas metas e objetivos, e trabalhar bem os argumentos, a postura e a abordagem da sua empresa com os clientes.

Sua marca precisa passar segurança e credibilidade. É assim que as grandes empresas crescem no mercado digital.

E antes de partir para estratégias diretas com o cliente, é preciso montar a sua estrutura interna para começar a esquematizar o atendimento.

Confira também: Como atrair mais clientes para sua Loja Virtual.  

Estratégia de marketing de conteúdo como Topic Clusters

Criar conteúdos de qualidade são importantes para negócios digitais. Estes conteúdos são necessários para o ranqueamento no Google através de uma boa estratégia de SEO.

Eles podem ajudar a sua empresa a aumentar o tráfego em seu site, fomentando mais conversões e vendas.

E uma estratégia de marketing de conteúdo tradicional deve ser fortalecida pelo uso de Topic Clusters. Ainda não sabe o que é? Topic Clusters é uma estratégia de SEO que visa a organização de artigos em grupos específicos.

Basicamente, o Topic Clusters funciona da seguinte forma: Você cria um texto mais completo sobre um assunto específico e depois cria vários artigos menores sobre subtemas deste assunto.

Dessa maneira, você consegue linkar todos os seus textos entre si com o artigo principal, que é o que tenda a ranquear melhor no Google.

Isso influencia a sua estratégia de SEO, já que os buscadores estão otimizados para buscar entender a intenção de busca dos usuários.

O Topic Clusters é o fator que potencializar a sua estratégia de marketing de conteúdo, como você nunca viu antes.

Faça um treinamento de escuta ativa com os seus atendentes

Muitas pessoas se chateiam ao comprar pela internet, por telefone ou em lojas físicas, porque sentem que os atendentes querem apenas vender os produtos e não estão preocupados com o que eles realmente precisam.

Por isso, uma boa estratégia para otimizar o seu atendimento e aumentar o nível de satisfação dos clientes é um treinamento de escuta ativa com seus vendedores.

A escuta ativa é uma habilidade essencial para nos ajudar a absorver melhor aquilo que ouvimos.

Dessa forma, é possível compreender melhor os desejos do cliente para oferecer as soluções corretas.

Assim, os vendedores conseguem se colocar no lugar dos clientes para posteriormente usar argumentos certos para as vendas.

A escuta ativa também é bastante importante no pós-venda, principalmente quando recebemos reclamações sobre nossos produtos e serviços.

Invista em Costumer Success

Costumer Success significa Sucesso do Cliente, em português. Essa estratégia virou uma tendência no mercado digital porque as empresas foram percebendo que não basta apenas vender, é preciso se preocupar com os resultados que os seus produtos e serviços trazem para o cliente.

Investir em uma estratégia de Costumer Success é essencial para garantir uma taxa alta de fidelização e para moldar uma jornada de compra que facilite novas conversões e vendas.

É importante saber informações como: a frequência de uso de seus produtos pelos clientes, qual é o nível de satisfação dos clientes com os produtos e descobrir se o produto, de fato, atendeu as necessidades do cliente.

Assim, você pode moldar novas estratégias de funil de vendas mais eficientes, partindo de ações de marketing mais efetivas.

Também é remodelar antigos produtos e preparar novos lançamentos com maior assertividade. E por fim, criar uma estratégia para medir a satisfação dos clientes, como o NPS (Net Promoter Score).

Dessa maneira, você pode aumentar a efetividade do seu atendimento como um todo. Preparando todo o caminho, desde o primeiro contato até a compra, e se preocupando com o pós-venda para garantir um nível de satisfação alto.

Cada pessoa fidelizada tende a se tornar um promotor gratuito da sua marca e isso é importantíssimo para não depender somente do ambiente digital, conseguindo atingir organicamente pessoas fora do seu alcance.

Como vimos no texto, estratégias de relacionamento com o cliente são essenciais para otimizar as vendas do seu negócio.

Implemente as estratégias que listamos neste texto, e com certeza, você verá resultados já no curto prazo.  A sua empresa depende de um atendimento qualificado para crescer no mercado digital, pense nisso!

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: