4 dicas para otimizar o SEO de Imagens em seu site

01/05/2018 às 17:13 SEO

4 dicas para otimizar o SEO de Imagens em seu site

O uso de boas imagens é essencial para alavancar o crescimento e o SEO de um site. Essa é uma maneira muito utilizada para gerar mais tráfego orgânico para uma página. Não é de hoje que sabemos que o uso de fotografias atraem bastante leitores, já que as imagens costumam ser as primeiras coisas a que os leitores se atentam.

Mas apenas colocar diversas imagens em um texto, não adiantará de nada se você não seguir algumas dicas que daremos abaixo. É preciso tomar alguns cuidados para conseguir otimizar a sua página através do uso de imagens.

Além de ajudar na compreensão dos textos, as imagens podem ajudar na aplicação de técnicas de SEO em seu conteúdo. O problema é que esse item também pode prejudicar o seu ranqueamento. O peso dos arquivos, por exemplo, é algo que influencia diretamente no tempo de carregamento de uma página, o que é um dos principais fatores para um bom andamento de seu conteúdo no Google.

Leia nosso post sobre o Google Speed Update e descubra as mudanças que estão por vir a partir do mês de Julho com relação a velocidade de carregamento dos sites no mobile.

Por isso, é preciso pensar não somente na relação da imagem com o conteúdo, como também em seu tamanho, seu formato, entre outros pontos importantes, para que ela seja uma aliada para o crescimento de seu site na internet.

Agora confira nossas dicas:

Defina corretamente o nome dos arquivos de imagem

Da mesma forma como é preciso pensar no título de um texto, é preciso pensar no nome de suas imagens. Ambos são responsáveis por agregar valor ao conteúdo, fazendo-o ranquear melhor. Em questão de imagens, é preciso mostrar para o Google o que ela representa.

Por exemplo, em uma página de promoção de um produto, você pode salvar a imagem como: nome-do-produto.jpg, isso fará muito mais sentido do que tirar uma foto e salvá-la com o nome definido por sua câmera, como por exemplo, IMG001.jpg.

É importante frisar que os robôs do Google conseguem compreender sua imagem, mas pra isso é necessário que você os ajude. Por isso, ao upar uma imagem em seu site, salve-a com um título que a descreva perfeitamente.

Essa dica simples é essencial para a otimização das imagens em seu conteúdo. Um bom título irá ajudar o Google e outros mecanismos de busca a compreender não só a figura como seu conteúdo como um todo.

Quanto mais detalhista você for, maiores são as chances das imagens elevarem o poder de ranqueamento de seu conteúdo. Usar a palavra-chave foco de seu texto no título de suas imagens também é uma boa prática para alavancar o SEO do seu site.

Confira também qual é a melhor hospedagem de site.

Use a tag alt para descrever suas imagens

A tag alt das imagens é um atributo responsável por fazer uma descrição da figura. Neste caso, serve como um complemento para o título da imagem. Segundo o Google, a tag alt é essencial para descrever uma imagem. Aproveitar desse espaço para colocar informações importantes sobre sua imagem é muito importante para otimizar seu conteúdo.

Por exemplo, num conteúdo sobre a venda de um smartphone, você pode colocar o modelo do smartphone no título e na tag alt colocar uma descrição das funções do aparelho como: 2 GB de RAM, 16 GB, câmera de 13 MP…

Comprima suas imagens antes de upá-las em seu site

Para ter relevância e ajudar a levantar o seu conteúdo na internet é importante que a imagem tenha alta qualidade e seja bastante descritiva, mas isso pode gerar uma imagem muito pesada e acabar atrapalhando em outros fatores de ranqueamento.

Por isso, independente do formato de sua imagem, o ideal é que você utilize alguma ferramenta confiável de compressão de imagens. Isso ajudará a diminuir o tamanho do arquivo sem que a imagem perca consideravelmente sua qualidade.

As imagens são arquivos responsáveis por tomar boa parte da capacidade do espaço em disco do seu servidor de hospedagem, por isso é preciso deixá-las o mais leve possíveis para evitar que elas deixem o seu site mais lento.

Apesar de uma excelente qualidade, imagens em alta definição ocupam muito espaço e em vez de ajudar podem acabar apenas prejudicando o seu trabalho. O ideal é que você comprima os arquivos para torná-los mais leves, sem que eles percam muita qualidade.

Assim você mantém a imagem em boa resolução, o que não afeta no entendimento de seus leitores e otimiza sua página, diminuindo o seu tempo de carregamento.

A velocidade das páginas passou a ser um fator de suma importância para o ranqueamento do Google nos últimos tempos, daí vem a importância da compressão de imagens.

Use imagens que ajudem o leitor a compreender o seu conteúdo

Não adiantar colocar qualquer imagem em seu conteúdo. Hoje em dia, os robôs do Google estão muito mais espertos e conseguem identificar quando seu texto possui imagens fora de contexto e isso pode prejudicar o desempenho de sua página.

Use imagens que sirvam de apoio a compreensão de seus leitores. Colocar uma figura que represente um produto que você descreve, por exemplo, é uma boa dica de relação correta entre imagem e conteúdo.

Os mecanismos de busca não contam a imagem como principal fator para o ranqueamento, mas entendem que elas podem aumentar a relevância de seu texto. Por isso, é muito importante que você sempre arrume uma forma de relacionar as imagens com o seu conteúdo.

Além disso, é preciso prestar atenção em mais alguns pontos de apoio, como por exemplo a inclusão de legendas e a dimensão das imagens em seu texto. O uso de legendas é essencial, já que é uma descrição visível sobre o arquivo.

Na questão da dimensão, o ideal é que suas imagens estejam em tamanhos que harmonizem com o layout do seu site. Resumindo, não adianta usar imagens muito grandes se o tamanho e a largura de sua página é pequena.

Para chamar a atenção, sua imagem não precisa ser imensa, basta que ela seja bem colocada. Isso já fará com que ela chame a atenção de leitores e seja um artifício de apoio para o sucesso do seu conteúdo.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: