4 dicas para melhorar o design de lojas virtuais

12/01/2020 às 16:46 Loja Virtual

4 dicas para melhorar o design de lojas virtuais

O design é um fator importantíssimo para melhorar a experiência visual dos usuários. Agora, imagine a importância dele em uma loja virtual, onde você expõe seus produtos à venda.

Por isso, é essencial se preocupar com o design da sua loja, e para lhe ajudar, fizemos esse artigo com algumas dicas.

Otimizar as nossas plataformas de venda sempre é importante. Isso pode refletir no aumento das taxas de conversões e vendas.

Mais leads podem ser atraídos através de um bom design, o tráfego da sua loja tende a aumentar bastante com um upgrade no visual, entre vários outros fatores que são impactados positivamente por um bom design.

E o design é muito mais do que estética, além de ser importante visualmente, um bom design de loja virtual serve para tornar a navegação mais intuitiva e funcional.

Dessa forma, você consegue tornar a experiência do usuário mais agradável e os resultados podem ser muito positivos.

Confira abaixo as nossas dicas para melhorar o design da sua loja virtual:

Não encha o seu site com banners de propaganda!

O primeiro passo para deixar o design da sua loja mais atrativo é deixá-lo mais limpo. Alguns elementos usados com frequência no e-commerce ajudam a poluir o layout e pode pesar contra a experiência do usuário.

Entre esses elementos, podemos citar os banners de propaganda. E eles podem aparecer de várias formas, as mais comuns são no topo ou rodapé da página ou como pop-ups, janelas que aparecem por cima do seu layout durante a navegação dos usuários.

Não que você não deva fazer esse tipo de propaganda em seu site, mas é muito importante saber como usar esse elemento da maneira correta.

Você não precisa introduzir banners em todos os locais do site, o ideal é que você defina alguns locais ou momentos para que eles apareçam.

Assim, você pode ser mais coerente e fazer com que as propagandas surjam em momentos oportunos.

Uma boa dica é apresentar banners quando os usuários fazem um movimento de saída para tentar mantê-los em sua página. Outra boa ideia é cadastrar os clientes após a compra através de um banner com formulário. Seja criativo!

Confira também: Quanto custa montar uma loja virtual?

Destaque informações importantes

Para comprar em sua loja, o consumidor precisa conhecer a sua empresa. Então, algumas informações importantes sobre o seu negócio devem estar destacadas no seu e-commerce.

O menu de navegação deve estar presente em todas as páginas, promovendo o acesso simples a páginas de contato, uma página institucional com informações da empresa, a barra de pesquisa, ao painel de categorias de produtos, entre outros.

A ideia é que esse tipo de design consiga facilitar a navegação dos usuários em seu e-commerce.

Por isso, as informações devem estar bem destacadas para ajudar os consumidores a encontrarem tudo o que precisam saber sobre a sua loja.

O design do seu layout é uma representação virtual da sua marca

O erro de muitas lojas virtuais é usar outro tipo de referências de imagem em seu site. Na maioria das vezes, as cores e elementos usados no e-commerce não possuem nenhuma ligação com a identidade visual da sua marca.

Como o título desse tópico já indica, é preciso que você entenda que o design do seu layout é uma representação virtual da sua marca.

Fazer essa ligação de materiais físicos com peças virtuais é importantíssima para que os consumidores possam reconhecer a sua marca em qualquer lugar.

Essa é uma das melhores formas de construir a autoridade da sua marca na internet. As grandes marcas do varejo brasileiro, por exemplo, são facilmente reconhecidas pelos consumidores, seja loja física ou virtual, todos sabem de qual marca se trata.

E essa é a ideia que você deve ter em mente para a sua loja virtual, ela é uma extensão do físico.

Capriche na apresentação de seus produtos

Páginas simples de compra não representam bem a sua marca. É preciso caprichar na apresentação de seus produtos. Isso sim é garantia de vendas! E para entender o que precisa melhorar, você precisa ver de fora.

O ideal é que você entra na sua loja virtual sem estar logado para saber o que você precisa melhorar.

Assim, você pode ter uma ideia da funcionalidade da sua página. Como dicas para a apresentação de produtos, podemos dizer que isso é um passo a passo. O primeiro ponto é ter boas imagens de seus produtos.

Como o usuário não pode tocar ou ver pessoalmente o produto, é essencial que ele tenha uma ideia realista do que está comprado. Por isso, aposte em boas fotos, que mostrem seus produtos em alta resolução e de vários ângulos.

Depois disso, faça uma descrição rica de detalhes sobre informações triviais dos produtos e suas utilidades.

Dessa forma, ficará bem mais fácil para os usuários entenderem as funções dos produtos e analisarem se ele pode atender as suas necessidades.

Como vimos no texto, o design é um fator importante para o crescimento da sua loja virtual. Com tanta concorrência em diversos segmentos de e-commerce saber usar esse conceito a seu favor é fundamental para aumentar as suas vendas.

Conclusão

A construção de um bom layout passa por um design elegante e funcional. Esse fator é essencial para que sua marca possa ganhar reconhecimento e crescer em autoridade no mundo virtual.

Ter uma identidade é um passo básico para atrair mais consumidores e poder facilitar a fidelização de novos clientes no seu e-commerce.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog.  Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: