4 dicas para gerenciar estoque da sua loja virtual

09/05/2018 às 12:09 Ajuda

4 dicas para gerenciar estoque da sua loja virtual

Uma gestão eficiente do estoque é uma das necessidades mais imprescindíveis de qualquer negócio online e uma das atividades mais desafiadoras.

Para evitar esta situação e outros problemas logísticos prejudiciais à imagem da sua loja virtual, colocar um bom gerenciamento de estoque em prática é tarefa mais do que indispensável. Mas você sabe como fazer isso com eficácia? Leia todo esse artigo e conheça 4 dicas bacanas sobre o assunto.

Analise o tipo do seu negócio 

Antes de definir a melhor forma de gestão de estoque para sua loja virtual, é preciso ter um conhecimento apurado da própria empresa e seu sistema de funcionamento, bem como do seu público e do tipo de produtos que você comercializa. Estas particularidades vão influenciar diretamente no controle do seu estoque. 

Veja se seu e-commerce utiliza a web como plataforma de revenda ou se seus produtos são personalizados e confeccionados por sua empresa. Isso pode impactar diretamente na decisão para gerir o estoque, influenciando fatores como o volume ocupado pelos produtos e a estimativa de orçamento.

Leia também nosso post sobre Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual

Além disso, a boa gestão de estoque na sua loja virtual deve priorizar a organização no espaço físico e também nos processos que fazem parte da rotina. É importante que os produtos sejam categorizados assim que entrarem no estoque e acomodados em um local adequado. 

Produtos que possuem maior saída devem ficar sempre na frente, para facilitar a retirada durante o despache. Você também pode segmentar o estoque por setores, tornando mais fácil a identificação dos produtos e a produtividade da equipe. 

Mantenha um controle rígido

Para você não perder a noção dos produtos que foram vendidos e reabastecidos no estoque, é imprescindível manter um controle rígido da saída e da entrada de mercadorias do seu e-commerce.

Tudo aquilo que está disponível no estoque e todas as movimentações realizadas, conhecidas como entradas e saídas de produtos devem ser devidamente registradas para um maior controle.

Para facilitar essa atividade, que pode ser um tanto complexa dependendo do nível de demanda e solicitações da loja virtual, você pode adquirir um software específico de gestão de estoque e outras ferramentas específicas para essa atividade.

Vale lembrar que o bom gerenciamento do estoque da sua loja jamais será alcançado se toda a operação for manual. 

Suas diversas funcionalidades facilitam o controle do estoque, indicando a quantidade produtos, controlando a entrada e a saída de itens, indicando reposição e fazendo a integração com as demais áreas da empresa como o setores de compras, contabilidade e financeiro. Além das tarefas diárias, o software de gestão de estoque ajuda nos trâmites administrativos.

Ficar com excesso de produtos por muito tempo no estoque pode gerar um alto custo para o seu negócio online. Faça, periodicamente, um levantamento dos produtos que estão parados há muito tempo e planeje dar vazão a eles.

Por meio de uma promoção, é possível se livrar do estoque e recuperar, pelo menos, o valor investido na aquisição dessas mercadorias. Conheça nosso serviço de Loja Virtual

Tenha um bom mapeamento do fluxo

Para garantir um melhor abastecimento do seu estoque, é necessário ter uma visão clara de quais são os produtos que tem maior e menor saídas. Dessa forma, você pode conhecer a frequência de reposição de cada item. Para visualizar estes dados e tomar estas decisões, analisar o histórico de vendas é fundamental. 

Lembre-se também de considerar os períodos sazonais. Em datas comemorativas como natal, dia dos namorados e dia das mães, você deve fazer uma boa previsão da saída de determinados produtos para conseguir controlar o estoque e atender à demanda da sua loja.

Promover um bom gerenciamento do estoque não é tão difícil assim e basta um pouco de organização e muita atenção ao fluxo de vendas. Contar com uma equipe experiente e de confiança para te ajudar com essas tarefas também faz parte do negócio. 

A logística também faz parte da gestão de estoque, afinal de contas, não basta apenas vender, pois você precisa entregar os produtos no endereço do cliente. Se você ainda não de início as vendas do seu e-commerce, esse é um momento excelente para fazer a avaliação de toda operação e logística. 

Esse processo pode se dar por meio de terceirização de empresas que fazem esse tipo de serviço ou você pode enviar as mercadorias pelos correios, que pode ser uma opção mais em conta.

 É importante que você sempre tenha sempre mais de uma opção para realizar a entrega dos produtos, pois dependendo da localização do seu consumidor, um pode se tornar mais vantajoso financeiramente que o outro. Aprimore seus conhecimentos em Quanto custa montar uma loja virtual?

Esteja sempre próximo ao seu consumidor

Você pode usar estratégias de marketing ajudam a sua marca a se tornar conhecida entre o público, além de estabelecer laços de confiança por meio de um relacionamento duradouro. Afinal de contas, nenhum negócio no mundo sobrevive sem clientes, certo?  

Adote estratégias de divulgação da sua marca na embalagem, cumpra com os prazos combinados, envie brindes ou até mesmo faça campanhas que reduzam o valor do frete.

O conceito de proximidade é relativo. No caso da gestão de um loja virtual, não é possível estar próximo fisicamente do cliente, mas sua marca pode estar sempre na mente dele, de várias formas. A escolha dos fornecedores é outro fator importante que você deve considerar na hora de melhorar a gestão de estoque na sua loja virtual.

Preços de frete que sejam muito altos tendem a afastar o consumidor, que acaba não comprando, fazendo encalhar todo o estoque previsto para vender. Antes de fechar contratos de longa duração, faça pesquisas de preços no mercado com diversos fornecedores.

Ainda tem dúvidas? Sem problemas. Em nosso blog você pode ler mais sobre esse e outros assuntos. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: