Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 passos para tornar-se um digital influencer

16/06/2018 às 12:26 Marketing

3 passos para tornar-se um digital influencer

Depois do “boom” do Youtube, surgiram diversos canais de vídeos na internet. Hoje em dia, você pode encontrar vídeo sobre qualquer assunto que lhe interesse nas redes sociais. E esses interlocutores são os chamados digital influencers, ou em português, influenciadores digitais.

Essas pessoas aproveitam de meios como o próprio Youtube e redes sociais como o Instagram e o Facebook para ganharem dinheiro com um certo tipo de conteúdo. No mundo virtual, os influenciadores são conhecidos por serem “especialistas” de algum tema e por isso se tornam referência, principalmente para os mais jovens.

Esse novo posto de trabalho apareceu na era digital com o aumento de consumo de informação. O maior volume de dados conseguidos em tempo real geraram um maior consumismo de experiências e daí surgiram os influenciadores, pessoas que falam sobre algo relevante na internet.

Como ser digital influencer

Em resumo, o digital influencer é um produtor de conteúdo que utiliza canais virtuais para passarem sua visão sobre certo assunto para pessoas. Daí, vem o nome influenciador, já que quanto maior a relevância desse profissional, mais pessoas ele consegue influenciar a usar um produto X, por exemplo.

Após algum tempo e com o fortalecimento de outras redes sociais, os influenciadores passaram a usar esses meios como o Instagram, o Facebook e o Twitter e a apostarem também na produção de conteúdo para blogs próprios.

Como se tornar uma digital influencer

Para as mulheres que desejam aprender como se tornar uma digital incluencer, existem muitos exemplos de influenciadoras fanzendo sucesso nos mais diversos nichos como: Kefera, Camila Coutinho, a "Blogueirinha" e Nathalia Arcuri.

E não é preciso se prender a nichos tradicionalmente femininos como moda e cosméticos. A Nathalia Arcuri por exemplo, é referencia em economia e finanças pessoais.

Como se tornar um digital influencer

Já para os homens que querem aprender como se tornar um digital influencer temos exemplos como Bruno Picinini, Manual do Homem Moderno e o humorista Rafinha Bastos.

Cada um atua em um nicho que são o marketing digital, lifestyle e humor. Ainda é possível investir em nichos bem focados como a suplementação e esportes como fez o monstro Léo Stronda.

Como se tornar digital influencer

A partir do sucesso dessa primeira leva de digital influencers, muitos jovens brasileiros passaram a nutrir a vontade de se tornarem influenciadores digitais, prova disso é que o número de canais brasileiros no Youtube subiu absurdamente.

Porém, muito poucos sabem como podem produzir um conteúdo relevante que possa os levar a se tornarem influenciadores digitais. Essa profissão não é fácil, nela alcançar o sucesso não é algo simples. É preciso saber do que está falando, para quem está falando e fazer isso com o mínimo de qualidade visual ou textual, dependendo do formato utilizado.

O influenciador é algo bastante antigo na internet, mas antes do crescimento do Youtube no Brasil não era reconhecido como tal, muito menos era famoso ou bem remunerado. Quando surgiram os primeiros blogs brasileiros como o Jovem Nerd e o Jacaré Banguela, há mais de 10 anos, por exemplo, ninguém tratava esse “trabalho” como profissão, mas sim como hobby.

Mas hoje isso mudou e no meio da febre de pessoas aprendendo como se tornar digital infuencer, seguir essas três dicas pode te colocar no caminho do sucesso.

O que faz um influenciador digital chamar a atenção de patrocinadores na internet?

Ao contrário do que muitos imaginam, não é apenas a quantidade de seguidores no Instagram, curtidas no Facebook ou inscritos no Youtube que chama a atenção das marcas. Quem pretende levar uma carreira de digital influencer tem que focar bastante no seu conteúdo.

Para fazer sucesso, um digital influencer deve ter uma audiência segmentada e bastante ativa. Os influenciadores viraram o principal alvo das grandes marcas por que eles conseguem gerar mais engajamento através das redes sociais do que os comerciais que passam no rádio e na TV e até do que os anúncios que são veiculados na internet.

As empresas constataram que usar a imagem de influenciadores digitais tutelavam seus produtos e serviços principalmente para o público mais jovem. De acordo com pesquisas feitas por consultorias , a maior parte da audiência de influenciador digital confia plenamente em suas recomendações, o que aumenta as chances de compra de um produto.

O impacto de um digital influencer no mundo da publicidade atual é impressionante. É incrível como uma pessoa pode ter autonomia para vender qualquer produto ou serviço e negociar um bom valor em troca disso.

Com certeza, depois de tudo isso que falamos acima, você deve ter ficado muito curioso. Afinal, como é possível se tornar um digital influencer? Bom, não existe uma fórmula mágica, mas daremos dicas abaixo que podem lhe mostrar um caminho, confere aí:

  1. Saiba quais são seus temas preferidos e suas principais habilidades
  2. Segmente sua audiência
  3. Foque na produção de um conteúdo de qualidade

1 Saiba quais são seus temas preferidos e suas principais habilidades

O influenciador digital deve apostar na segmentação do seu público e para isso ele precisa abordar um tema específico, que ele goste e domine. Por isso, a primeira dica é que você liste quais são seus principais interesses e pense em uma maneira de produção de conteúdo sobre eles.

Fale sobre um assunto que você realmente goste e não apenas por falar sobre aquilo pode lhe gerar algum dinheiro. É muito importante checar suas habilidades para saber se você domina por completo o tema que você está dispondo a abordar.

2 Segmente sua audiência

Depois de definir qual será o tema principal de sua produção de conteúdo, é hora de pensar na segmentação e definição do seu perfil de público. A segmentação é muito aconselhada, já que é difícil gerar um conteúdo relevante sobre temas mais genéricos.

Fazer essa delimitação dos assuntos que serão abordados é muito importante para gerar mais influência nas web. Dessa forma, você criará um conteúdo especializado sobre o tema, o que o tornará único na internet e obviamente será mais erelavante para sua audiência.

3 Foque na produção de um conteúdo de qualidade

Independente do local onde você irá produzir o seu conteúdo, o mais importante é que tudo o que você diga tenha relevância. Não adianta nada criar um texto ou fazer um vídeo sobre uma tema genérico e o pior de tudo sem usar nenhum argumento.

Procure acumular novas informações sobre um certo tema para conseguir produzir um conteúdo mais original e oferecer um novo ponto vista na web. É esse tipo de conteúdo que chama a atenção de sua audiência e gera mais engajamento.

Além disso, crie conteúdos com frequência, como o consumo de informação na internet é muito rápido, o ideal é que você mantenha uma boa regularidade, o que dependendo do tema pode ser uma produção de conteúdo semanal, quinzenal ou mesmo diária.

Gostou de nosso post? Compartilhe: