Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 insights de marketing industrial que você precisa saber

02/12/2021 às 23:58 Ajuda

3 insights de marketing industrial que você precisa saber

Investir no marketing virou uma estratégia fundamental para qualquer negócio que quer ter mais sucesso dentro de sua área de atuação. Independente qual seja sua empresa, se trabalha com a venda de purgador de vapor ou se é um e-commerce, o marketing é parte importante dentro de seu planejamento estratégico.

Isso vale também para a área industrial, que vêm crescendo cada dia mais, e sente a necessidade de investir ainda mais no marketing, para obter resultados a curto, médio ou até mesmo longo prazo.

O que é marketing industrial?

As estratégias de ação são as mesmas do marketing convencional, buscar saídas e ferramentas para atrair novos clientes, ganhar autoridade, estabelecer a marca e aumentar o número de vendas de produtos e serviços de uma empresa.

Porém, diferente de um negócio comum, a área industrial atua através do mercado B2B (Business to Business), ou seja, as estratégias de marketing neste ramo são voltadas para outras empresas, e não para um consumidor final.

Dessa forma, o marketing industrial se baseia em manter boa relação com uma empresa que venderá os produtos feitos dentro de sua indústria, como por exemplo, uma loja de material de construção, que trabalha com a venda de piso industrial.

Por conta disso, as estratégias são diferentes, já que, na maioria das vezes, o público convencional realiza suas comprar por impulso ou desejo, enquanto a compra pelo B2B é algo mais racional e pensando de acordo com as estratégias. É preciso ter um direcionamento diferente e mais certeiro dentro do marketing industrial, por conta disso, separamos 3 insights que podem te ajudar nesta jornada.

  1. Boa segmentação do seu público alvo

O marketing industrial se baseia em vender seu produto ou serviço para a empresa certa, por conta disso, é fundamental que você saiba exatamente qual é o negócio que vende seu produto e que pode ter interesse em criar um certo “laço” com sua indústria.

De nada vai adiantar você trabalhar com a fabricação de produtos em vidro e buscar negócios com uma empresa nichada na venda de mesa rústica de madeira. É preciso ter uma boa segmentação e saber exatamente qual é o seu público alvo.

Utilize as plataformas de software CRM, com elas, você consegue analisar de maneira mais inteligente o comportamento de seu público alvo. Dessa forma, ao realizar campanhas, é mais fácil direcionar seus esforços para as empresas com mais potencial para se tornarem clientes.

  1. Atualize seus canais e meios de comunicação digitais

O segundo insight de marketing industrial é justamente investir na comunicação e nas plataformas digitais que a sua indústria quer atuar.

Faça uma análise de mercado e análise onde você quer estar presente. Fóruns, redes sociais, marketplace, pesquisas do Google, enfim. Quanto mais lugares você conseguir divulgar e estabelecer conexões com sua indústria melhor.

Outra dica é a utilização de sites responsivos, fazendo com que você possa otimizar seu site e gerar mais tráfego para as empresas consumirem e conhecerem seu produto ou serviço.

Além disso, possuir um bom atendimento e disponibilidade é fundamental para contatar as empresas interessadas e fornecer todo suporte necessário para suprir possíveis dúvidas sobre sua indústria.

  1. Invista em marketing de conteúdo e otimização do seu site

Como dito anteriormente, atualizar os meios de comunicação é algo fundamental para o seu atendimento e reconhecimento como indústria. Porém, é necessário atrelar isso ao investimento em marketing de conteúdo e otimização do site.

Isso porque, os potenciais clientes sempre buscam mais conhecimento e informações sobre produtos ou serviços antes de efetuar compras. Investir em textos de blogs, e-mail marketing, vídeos explicativos, webinars, entre outros, pode ser uma saída para sempre manter seu público aquecido e convencido da compra.

Também é essencial manter seu site otimizado. Lembra que citamos o site responsivo para gerar mais tráfego? Então é sempre importante utilizar boas técnicas de SEO e conteúdo de qualidade para deixar seu site no topo das pesquisas.

Isso junto com o ótimo conteúdo investido, vai deixar que mais empresas tenham acesso e conhecimento de sua marca através de seu site. Gerando confiança e segurança em relação aos seus produtos e serviços.

O marketing industrial vem crescendo cada vez mais e se tornando uma ferramenta importante para aqueles que desejam crescer dentro da área. Por mais que possua estratégias diferentes, com a atuação em B2B, é possível montar ótimos insights que irão te gerar mais lucro, vendas, reconhecimento e autonomia em volta de sua marca.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: