3 dicas para uma gestão eficiente de equipe de trabalho remoto

08/03/2019 às 08:18 Ajuda

3 dicas para uma gestão eficiente de equipe de trabalho remoto

Com as mudanças no mercado trazidas pelo avanço tecnológico, o trabalho in loco durante o horário comercial está ficando para trás.

Muitas empresas estão adaptando o trabalho remoto, de acordo com as suas necessidades, e passam a oferecer a seus colaboradores a chance de trabalhar de casa ou em uma viagem.

O número de aplicativos, soluções na nuvem e dispositivos inteligentes disponíveis no mercado trazem a possibilidade de trabalhar de qualquer lugar.

Mas para uma empresa mudar seu modelo de negócio e passar a adotar um modelo de trabalho remoto é preciso se atentar a alguns fatores que influenciem uma boa gestão nessa mudança.

Por que adotar o trabalho remoto em minha empresa?

O modelo de trabalho remoto nos dias atuais não é só uma tendência do mercado por valorizar e flexibilizar o trabalho dos funcionários de uma empresa. O trabalho remoto pode representar uma diminuição de custos operacionais gritante para a sua empresa.

E essa diminuição de custos é essencial para as empresas se manterem rentáveis e apostar em novas oportunidades de investimento para o crescimento do negócio.

Além disso, não há nenhuma dificuldade em trabalhar remotamente, já que o número de ferramentas é grande e a qualidade é ótima.

Trazer para sua empresa o advento do trabalho remoto é essencial para dar mais dinamismo a gestão da sua empresa.

Isso garante a rápida contratação, a diminuição de custos com os funcionários, além da dispensa de equipamentos. O trabalho remoto agregar valor e traz uma nova experiência que pode ser valiosa para sua empresa.

Ter um time remoto pode ajudar no fechamento de contratos por que os seus colaboradores poderão se deslocar mais facilmente para as reuniões com os clientes, sem a necessidade de voltar para a sua empresa. A gestão eficiente do trabalho remoto deve buscar facilitar o desenvolvimento das tarefas diárias do seu negócio.

E claro, trabalhar remotamente abre as possibilidades para que sua empresa contrate profissionais de outros estados, o que pode garantir a contratação de profissionais de destaque.

E com o modelo de contratação mais flexível, já que o trabalho remoto costuma dispensar a CLT, traz a possibilidade de escalar sua equipe.

Assim, você pode contratar mais profissionais quando conseguir novos clientes e dispensar colaboradores quando perder clientes. A facilidade de escalar a contratação de mais profissionais é essencial para o crescimento de uma empresa no mercado.

Confira também: Hospedagem de site barata compensa?

Como fazer uma gestão eficiente de um time remoto?

Apesar de ter várias vantagens, como falamos acima, o trabalho remoto deve ser bem gerido para que os resultados esperados sejam obtidos.

Para uma gestão eficiente de uma equipe remota será preciso contar com diversas ferramentas e uma padronização dos processos de trabalho que possam permear a troca de experiências entre os profissionais.

Veja como ter uma gestão eficiente de um time remoto, confira abaixo:

Padronize processos de trabalho

Para ter sucesso na gerência de um time remoto é preciso criar processos de trabalho. Ter um padrão de processos como acontece no modelo de trabalho presencial.

É preciso definir as funções de cada profissional, deixando claro quais são suas responsabilidades e como cada tarefa deve ser feita dentro da sua empresa.

Uma gestão eficiente passa por criar essa padronização e acompanhar os seus resultados. Depois de definir os processos, coloque-os em prática e por fim analise os resultados sempre buscando otimizá-los.

Essa padronização ajudará a organizar o fluxo de trabalho e evitar conflitos entre profissionais de diferentes setores.

Ter os processos bem definidos facilitará tanto os trabalhos dos seus colaboradores com a sua gestão da equipe, potencializando as chances de gerar ótimos resultados.

Baixe já o ebook Como Abrir um negócio sem gastar muito.

Conte com boas ferramentas para gerenciar sua equipe remota

Como falamos na introdução do texto, o trabalho remoto só se tornou possível para todas as empresas por conta do avanço tecnológico.

As novas tecnologias trouxeram consigo muitas ferramentas primordiais para a gestão eficiente de um time remoto.

E por isso é imprescindível utilizar aplicativos, extensões e softwares que apoiem e direcionam a gestão da sua equipe remota.

Ferramentas de gestão de projetos como o Asana, Trello, Slack, aplicativos do Google, entre outros são essenciais para conseguir gerenciar projetos à distância e garantir eficiência.

Essas ferramentas são essenciais para conseguir manter os padrões de processos definidos, para compartilhar e editar arquivos em tempo real, para manter o contato direto com clientes e os demais colaboradores e estimular a troca de ideias para aprimorar os resultados da sua empresa no mercado.

Comunique-se com seus colaboradores e ouça atentamente as suas necessidades

Não é por que trabalham a distância, que os profissionais do seu time remoto não tenham necessidades que precisam ser atendidas.

Por isso, é preciso que você tenha uma comunicação estreita com cada um de seus colaboradores.

Vai lhe ajudar muito na gestão se você conseguir entender o perfil de cada profissional e ajuda-lo a superar obstáculos, a se desafiar a conquistar grandes objetivos, etc.

Dessa forma, será possível tirar toda a produtividade possível de cada colaborador.

Além disso, os profissionais gostam quando o gestor não engessa o seu trabalho. O que estou querendo dizer é que uma comunicação puramente profissional não engaja um colaborador em sua empresa.

Praticar a empatia, entender como você pode ajuda-lo a crescer dentro do mercado e do seu negócio pode fazer toda a diferença no trabalho destes profissionais.

Por isso troque bastante ideia com os colaboradores, ouça o que eles têm a dizer, nunca esqueça de dar um feedback sobre os trabalhos realizados, faça brainstormings para a formatação de novas ideias, etc.

Uma boa comunicação pode ser a chave de uma gestão eficiente de uma equipe de trabalho remota.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: