Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para otimizar sua estratégia de Omnichannel

01/10/2018 às 18:09 Marketing

3 dicas para otimizar sua estratégia de Omnichannel

Muitas empresas vêm utilizando das estratégias de omnichannel para melhorar a abordagem de suas ações de marketing e ganhar mais clientes através de um atendimento integrado e mais humanizado.

O omnichannel é uma tendência do mercado, principalmente para empresas que possuam lojas físicas e virtuais, já que realizar a convergência de todos os canais e pontos de venda é extremamente importante para o sucesso no mercado atual.

O problema é que muitos empreendedores e profissionais de marketing digital ainda encontram dificuldades em desenvolver uma estratégia de omnichannel, tornando-a realmente efetiva.

O certo é que se bem usado, esse conceito pode ajudar bastante uma empresa a melhorar a experiência de compra de seus clientes, o que é fundamental atualmente.

Antes de darmos as dicas para que você otimize sua estratégia de omnichannel, vamos voltar aos fundamentos desse conceito no mercado.

O omnichannel tem como objetivo gerar uma experiência de compra excepcional para os clientes através da integração dos mais diversos canais de uma empresa.

Com isso, é possível ligar as vendas da loja física com a da loja virtual e otimizar todo o atendimento, tendo ainda as redes sociais como trunfos para o sucesso.

Se você possui diversos canais de comunicação e eles não se integram, você ainda não pode dizer que possui uma estratégia de omnichannel. Diferente de apenas marcar presença online, ou seja, ter uma loja virtual, ter um site ou blog, e perfis em todas as principais redes sociais não significa que você consegue oferecer um serviço integrado para seus clientes.

Quando todos estes canais atuam juntos em prol de uma promoção de produtos e serviços unificada, eles conseguem influenciar na decisão de compra e ajudar na fidelização de clientes ao seu negócio.

Você pode ler em nosso blog sobre: hospedagem de site barata.

Muitos ainda duvidam da real efetividade do omnichannel, mas a verdade é que ações integradas fazem toda a diferença para colocar um negócio nos eixos.

Até por que o omnichannel vai muito além do que um processo de integração, ele também passa por uma mudança de cultura dentro de uma empresa.

É por isso que uma estratégia de omnichannel bem montada e executada pode ser uma grande aliada para gerar muitas mais vendas Além de maior geração de leads, também é possível diminuir os custos e aumentar métricas importantes como o CAC e o ROI do seu negócio.

 Bom, depois deste resumo, agora podemos entrar no que prometemos. Veja abaixo algumas dicas para otimizar sua estratégia de omnichannel e aproveitar os benefícios que essas ações podem proporcionar a sua empresa:

Tenha um detalhamento preciso do seu público

Para que uma estratégia de omnichannel consiga alcançar um alto desempenho, é preciso conhecer seu público de maneira profunda.

Aliás, essa é uma dica fundamental não só quando se trata de omnichannel, mas para qualquer ação de marketing.

Muitas empresas não conseguem ter sucesso com a integração de seus canais por que erram na definição de ICP (cliente ideal).

Para ter mais assertividade é preciso considerar todo o volume de dados obtidos nos canais de comunicação da empresa, entrar em contato direto com os clientes, entre outros métodos.

Somente assim, você poderá criar o perfil de cliente ideal e produzir uma integração que vise atingir as necessidades dele.

Este é o segredo! Num exemplo prático, quem tem uma loja física ou virtual pode utilizar do histórico de compras de seus clientes para traçar um perfil de comportamento, achando pontos em comum entre eles.

Tudo no mundo das vendas passa por ter atenção e pela busca ao entendimento do comportamento dos consumidores.

Entender o por que eles querem tal produto ou serviço, o que eles precisam, o que eles sentem falta, quais são seus objetivos e desafios, etc.

Confira também: Hospedagem barata para o seu site: compensa?

Faça follow up

O follow up é uma expressão que ficou bastante conhecida primeiro no mundo do jornalismo e depois migrou para o mundo do marketing.

Basicamente, fazer follow up significa acompanhar os resultados das ações criadas pela sua empresa.

Então se você desenvolveu uma campanha de vendas e utilizou suas redes sociais para promoção, por exemplo, você deve acompanhar os resultados e ver qual foi a efetividade e as peculiaridades que essa campanha gerou em cada canal de venda de seu negócio.

Somente com esse conceito, é possível saber se, de fato, você acertou em sua estratégia de omnichannel.

Isso por que resultados aquém do esperado, podem indicar que você mirou sua campanha em parâmetros errados e não conseguiu atrair seus clientes ideais.

Através do follow up é possível melhorar os resultados e criar campanhas e ações de omnichannel integradas que gerem mais resultados.

Tenha atenção na integração dos canais

A estratégia de omnichannel se baseia na integração de canais e é por isso que precisamos ter muito cuidado na hora de integrar os canais de venda.

Sua equipe precisa sincronizar todas as ações e definir parâmetros de avaliação para que as ações realmente funcionem.

Trabalhar uma integração das redes sociais com os canais de atendimento como chat online em sua própria, além de criar uma estratégia tanto para desktop como para mobile são as chaves do sucesso do omnichannel em um negócio.

Integrar os canais de venda em todas as plataformas é essencial para não perder oportunidades de vendas.

Num exemplo prático, imagine que um cliente colocou alguns produtos no carrinho de compras, acessando sua loja virtual através de um notebook e dias depois decidiu fazer a compra dos produtos através do celular e reparou que mesmo fazendo login, não conseguiu finalizar a compra, tendo que repetir todo o processo de seleção.

É chato, não é? Em uma estratégia de omnichannel efetiva isso não deve acontecer.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso de Revenda de Hospedagem.

Gostou de nosso post? Compartilhe: