Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para empreender em tempos de crise

14/04/2021 às 08:51 Novidades

3 dicas para empreender em tempos de crise

Infelizmente, o Brasil está longe de superar os impactos advindos da pandemia do coronavírus, mas isso não significa que o sonho de empreender deve voltar para a gaveta! Todavia, a cautela para começar deve ser ainda maior do que a tida em tempos “normais”!

Por exemplo, uma pessoa que deseja investir na fabricação de sinalização de segurança não irá desenvolver centenas de milhares de peças para iniciar o negócio, pois ao fazer isso pode entrar em uma grande dívida se não conseguir vender rápido.

De uma maneira simples, o empreendedorismo está relacionado à capacidade de enxergar, promover e aproveitar oportunidades, fazendo com que o “estudo” seja uma palavra de honra no dicionário de um empreendedor.

Visando te ajudar a dar os primeiros passos para empreender com segurança mesmo em tempos de crise, separamos três dicas fáceis e que servem para todo e qualquer novo negócio!

Confira!

1. Conheça bem o mercado que quer atuar

Sem dúvidas, um profissional especializado em conserto de forno elétrico de embutir não iria desempenhar com segurança serviços emeletrodomésticos tradicionais. Por isso, a primeira dica para quem deseja empreender é sobre a importância de conhecer bem o mercado que deseja atuar.

Além de entender completamente sobre os produtos e serviços que deseja comercializar, é essencial que o empreendedor tenha uma visão externa aprofundada do setor. Um ótimo jeito de conseguir isso é realizando uma análise de SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

Com isso, as chances do seu negócio ir para frente são muito altas, pois você consegue analisar os seus erros e ajustá-los, garantindo mais segurança para os seus clientes e, consequentemente, credibilidade.

2. Cuidado com as finanças

Muito se fala sobre a importância de “entrar de cabeça” em um projeto, mas isso não deve ser levado ao pé da letra! Você pode sim dar tudo de si em um empreendimento, desde que tenha feito um planejamento detalhado e que te garanta segurança e estabilidade financeira!

Nos últimos meses, foi possível ver muitas instituições financeiras oferecendo créditos e empréstimos com condições especiais de pagamento para pessoas que desejam abrir o próprio negócio. Contudo, entrar nesse tipo de dívida em um momento de crise pode ser muito perigoso.

Sendo assim, é essencial que você tenha muito cuidado com as finanças, evitando que o sonho de ter uma renda maior se torne um pesadelo em que você se afunda em dívidas que não tem como pagar!

3. Não esqueça de pensar na divulgação

No último ano, muitas empresas decidiram mudar o trabalho presencial para o formato home office, a fim de garantir mais segurança para os seus colaboradores. Para o setor de materiais de construção, como o que vende piso industrial, tinta para paredes, etc, isso não foi tão ruim.

Em explicação, o setor conseguiu aumentar as vendas mesmo durante a crise, o que é um fato admirável levando em consideração que muitos setores viram seus lucros despencarem. No entanto, nem todas as lojas conseguiram esse feito, apenas as que souberam se promover corretamente.

Por isso, se você deseja empreender em tempos de crise saiba que os investimentos em marketing digital são essenciais para garantir o sucesso do seu negócio, visto que ele é responsável por fazer com que os seus produtos e/ou serviços cheguem até o seu público- alvo.

Gostou do nosso post com 3 dicas para empreender em tempos de crise? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌Soluções Indústriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: