Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

3 dicas para criar campanhas publicitárias criativas para sua empresa

06/05/2019 às 12:46 Marketing

3 dicas para criar campanhas publicitárias criativas para sua empresa

A era digital chegou e com ela trouxe a internet, onde é possível conseguir vendas sem propaganda paga. Antigamente, as campanhas publicitárias eram essenciais para qualquer marca, hoje elas perderam um pouco a força.

Porém, erra quem pensa que a publicidade não é mais necessária, mostraremos isso no decorrer desse artigo.

Uma campanha publicitária criativa pode ser um fator fundamental para aumentar o reconhecimento e o alcance de uma marca atualmente.

Existem milhares de estratégias que dão certo, então não uma fórmula para a criatividade, o importante é conseguir passar a mensagem da sua marca, e claro, chamar a atenção dos consumidores.

Como uma campanha publicitária criativa pode ajudar a minha empresa a crescer?

Abrimos o texto falando que a era digital modificou o mercado de publicidade. Hoje em dia, se uma campanha publicitária não é criativa, original e traz algo de diferente, ela passa batido.

O consumo de informações é extremamente acelerado, todos nós consumimos muita informação todos os dias. E uma campanha publicitária não pode ser mais do mesmo.

Lembre-se que você está fazendo um investimento para veiculação das peças da campanha em redes sociais, sites e mesmo em outdoors e comerciais de TV.

O Time de publicidade precisa entrar em ação!

Então, é obrigação do seu time de publicidade criar uma campanha criativa. As campanhas publicitárias que trazem algo original ou diferente não passam batido pelo consumidor e essa é a primeira vantagem.

Ela geralmente desperta uma emoção, que pode ser das mais variadas, dá um susto, provoca um sorriso, uma gargalhada, atrai olhares, chama atenção de alguma forma.

A criatividade não é comum, então uma campanha criativa vai se destacar em meio a tanto conteúdo.

A prova que a criativa é essencial para as campanhas publicitárias está na era dos comerciais de TV. Antes da expansão da internet, as principais peças publicitárias eram exibidas nos intervalos de jogos, novelas e programas de entretenimento.

E mesmo tendo que assistir os comerciais, o consumidor não se atentava a eles.

As melhores campanhas publicitárias na TV foram aquelas que trouxeram algo novo, que despertaram alguma lembrança, um sentimento ou emoção, que chamou a atenção e despertou o interesse dos consumidores.

E continua sendo assim no mundo digital, os anúncios e campanhas que chamam a atenção são os criativos.

Teste 30 dias de Loja Virtual. 

Como criar uma campanha publicitária criativa?

Dissemos um pouco acima que não há uma fórmula para a criatividade, mas existem algumas dicas que podem lhe ajudar a criar uma campanha publicitária criativa para a sua empresa.  

É preciso se atentar a alguns detalhes que fazem toda a diferença na hora da criação e da veiculação de campanhas publicitárias. Confira nossas dicas abaixo:

Conheça bem o seu público

Tudo começa pelo público. Para quem estamos falando? Essa é uma pergunta que deve ser respondida para a concepção de uma nova campanha.

Muitas marcas erram no tom, na linguagem e nos elementos das peças de campanha porque não conhecem bem o seu público.

Para criar uma campanha publicitária criativa, é essencial que você conheça bem a sua audiência. É fundamental que você saiba que deseja atingir, para quem você está falando.

Uma maneira de facilitar o processo é criar personas, essas representações semifictícias de clientes são criadas com base em dados de pesquisas realizadas com os consumidores.

Elas são essenciais para compreender o comportamento e as necessidades de potenciais clientes.

Confira também: Como atrair mais clientes para a sua Loja Virtual.

Fique por dentro das tendências do momento

Essa é a hora de olhar o seu mercado. Você já conhece bem o seu público, mas e seus concorrentes? Pois é! É importantíssimo que você estude o que seus concorrentes estão fazendo, quais armas eles estão utilizando para atrair clientes.

Nisso, você encontrará as tendências do seu mercado. E claro, não estamos falando que você deve copiar o seu concorrente, mas você deve pegar referências.

As referências servem de inspiração para uma campanha criativa.

Uma dica: não olhe apenas seus concorrentes diretos. Por exemplo, estude bem seus concorrentes no Brasil, mas busque saber também o que as empresas do seu ramo em outros locais do mundo estão utilizando em suas propagandas.

Essa é uma excelente maneira de coletar referências para trazer algo novo para o mercado local.

Desperte sentimentos e emoções

Como já dissemos no texto, uma campanha publicitária criativa prende a atenção do consumidor porque desperta emoções e sentimentos.

Quer um exemplo claro disso? As propagandas da Coca Cola.

A marca inova a cada comercial aliando a imagem do refrigerante a momentos felizes dos mais variados, encontros de família, festas, etc.

E coloca personagens de vários estilos para consumirem a bebida. Por isso, a muito tempo a Coca Cola é líder de mercado e está sempre sendo associada a momentos bons.

Ao criar uma campanha publicitária é fundamental que você pense em elementos que geram emoção. Pode ser uma frase, um diálogo, uma imagem, etc.

Para ter a certeza que acho o timing, busque fazer prévias da campanha e exibi-las para grupos pequenos de consumidores.

E estude a reação das pessoas, colha o feedback deles. Essa é uma maneira de saber antecipadamente quais são as sensações e emoções que a sua próxima campanha tende a causa no público.

Conclusão

Como vimos no texto, a campanha publicitária na era digital tem obrigação de ser criativa. Se ela não tiver traços originais e que despertem emoção, ela passará batido em meio a tanta informação que consumimos no dia a dia.

E apesar de não existir fórmula, colocar em prática as dicas acima podem nortear uma campanha criativa de sucesso para sua empresa.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: