3 dicas de Facebook Stories para empresas

14/08/2019 às 16:59 Redes Sociais

3 dicas de Facebook Stories para empresas

Você já conhece o Instagram Stories, não é? Mas, você sabia que o Facebook também tem uma versão do recurso? Bom, hoje você não só vai conhecer o Facebook Stories como também ficará por dentro das melhores maneiras de usar essa funcionalidade em sua estratégia de marketing.

Como surgiram os stories?

Antes de falar diretamente sobre o Facebook Stories, vamos relembrar como este recurso surgiu na internet.

Ao contrário do que muitos pensam, essa funcionalidade não surgiu no Instagram (aliás, o Instagram Stories completou recentemente dois anos de existência). O boom dos stories foi por volta de 2015, 2016 no Snapchat.

O intuito do recurso no Snapchat era bem semelhante ao atual: os usuários postam vídeos, fotos e gifs de poucos segundos que somem após 24 horas.

Devido ao sucesso da rede social, Mark Zuckerberg, dono do Facebook, que havia acabado de comprar o Instagram, tentou comprar o Snapchat.

Porém, Mark não esperava que a sua proposta fosse rejeitada. Então, o que ele fez? Inseriu o recurso no Instagram e no Facebook.

O que é quais são as funcionalidades do Facebook Stories?

O recurso é bastante semelhante ao Instagram Stories, afinal ambas as plataformas pertencem ao mesmo dono.

Mesmo assim, há alguns detalhes que tornam o recurso único no Facebook, e é isso que vamos mostrar abaixo.

Confira as principais diferenças entre Facebook Stories e Instagram Stories:

  • Vídeos de até 20 segundos (no Instagram, os vídeos nos stories devem ter, no máximo, 15 segundos). Parece pouco, mas ter mais cinco segundos para contar uma história pode ser essencial para trazer mais detalhes ao vídeo.
  • Filtros e efeitos exclusivos
  • Você pode gravar os stories diretamente no Facebook e depois guardá-los no seu smartphone. Basta baixar o vídeo, após gravá-lo, clicando no ícone de seta para baixo no aplicativo.
  • Compartilhamento de Stories para amigos

Confira também: Quanto custa montar uma Loja Virtual?

Quais são os principais benefícios do Facebook Stories pode trazer para minha empresa?

Antes das dicas, vamos listar abaixo quais são os principais benefícios de incluir o Facebook Stories na estratégia de marketing digital do seu negócio, confira abaixo:

  • Maior personalização do conteúdo: Os filtros e efeitos exclusivos da ferramenta ajudam a criar stories mais característicos da sua empresa no Facebook.
  • Senso de urgência:  Os usuários sabem que os stories somem após 24 horas. Por isso, costumam entrar para visualizar todas as histórias postadas antes que elas sumam do seu perfil nos Stories. Isso é essencial para garantir que certos conteúdos cheguem aos seus clientes no Facebook.
  •  Perfeito para storytelling: As publicações nos stories são sequenciais, isso é essencial para praticar storytelling. Como cada história segue a outra, é possível contá-las com mais detalhes, apostando na criação de um número razoável de Stories.
  • Mais visualizações: Se você mantiver um ritmo consistente de postagens diárias no Facebook Stories, os usuários tendem a acompanhar sempre o seu conteúdo. Isso faz com que você cresça o número de visualizações, podendo alcançar mais pessoas do que em publicações no feed da sua página.
  • Interatividade: A ferramenta é bem dinâmica e o uso do recurso de mensagens diretas, perguntas e enquetes são outras formas de estimular a interação com os seus clientes na plataforma.

Depois de tudo isso, finalmente vamos as dicas de Facebook Stories para turbinar a rede social da sua empresa, confira abaixo:

Compartilhe os bastidores do seu negócio

Muitos clientes se interessam em ver o dia a dia das empresas que eles seguem.

Os consumidores querem conhecer a estrutura do seu negócio e as pessoas que estão por trás dele.

Compartilhar os bastidores da sua empresa é essencial para estimular a interatividade e fazer mais pessoas se aproximarem do seu negócio.

Isso ajuda bastante na fidelização de clientes.  E o Stories é local perfeito para isso.

Eduque os seus seguidores

Os Stories com dicas e tutoriais são uma boa pedida de conteúdo para sua empresa. Como já falamos acima, as publicações na ferramenta são sequenciais, logo este é um excelente local para ensinar os seus seguidores a fazerem alguma coisa.

A geração de autoridade é essencial para ter uma marca forte. E para que as pessoas vejam a sua empresa como referência no mercado, nada melhor do que dar dicas e ensinar os usuários a resolver alguns de seus problemas.

Isso gera credibilidade e confiança para que potenciais clientes fechem vendas.

Isso aproxima ainda mais os clientes da sua marca, alimenta bastante a interação e encurta o relacionamento da sua empresa com os consumidores.

Essa é uma excelente maneira de converter leads no Facebook com grande facilidade.

Estimule e promova o conteúdo dos seus seguidores

Se você já está aplicando as duas dicas que demos acima, você pode estimular ainda mais a interatividade e ampliar o seu alcance com outra dica bem simples: peça para seus seguidores criarem stories usando seus produtos e marcarem o perfil da sua empresa.

Dessa forma, os clientes postarão stories marcando a sua empresa. Isso é importante para ampliar a interação com os consumidores.

Também é bastante válido para aumentar o seu alcance organicamente. Afinal, ao ter o seu perfil marcado nos stories de outras pessoas, a sua marca aparece para todas os seguidores do seu cliente.

Uma boa maneira de pedir stories para os seus clientes é criar concursos culturais nos stories.

Outra forma bem bacana de conseguir marcações é estipular um dia da semana para receber esse tipo de conteúdo ou ainda criar uma hashtag para que seus clientes possam compartilhar momentos com seus produtos a qualquer hora do dia.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Loja Virtual.

Gostou de nosso post? Compartilhe: