MEU IP:
54.162.118.107
IP REVERSO:
ec2-54-162-118-107.compute-1.amazonaws.com

Diferença entre Protocolos de Serviços de Mesagem SMTP, POP e IMAP


O que são Protocolos de Conexão?

 

Protocolos são convenções de normas, regras e procedimentos que padronizam e controlam a forma de comunicação entre sistemas computacionais, possibilatando assim a esses sistemas que se comuniquem mesmo que distintos em suas plataformas e hardwares.

 

Fontes: https://pt.kioskea.net/contents/277-protocolos | https://pt.wikibooks.org/wiki/Redes_de_computadores/Protocolos_e_servi%C3%A7os_de_rede

 

 

Protocolos de Serviços de Mensagem

 

Existem convencionados pela Organização Internacional de Normalização (ou Padronização) (International Organization for Standardization - ISO) três protocolos de mensagem (e-mail) entre sistemas computacionais. São eles o SMTP, o POP e o IMAP.

 

 

 

SMTP - Simple Mail Transfer Protocol

 

O SMTP (Protocolo Simples de Transferência de Mensagem) é o único Protocolo padronizado e instituído pela ISO para envio de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de saída/servidores de envio.

 

 

Portas de Comunicação

 

25 - Primogênita

 

587 - Recomendada

 

O SMTP utiliza as portas 25 e 587 para transferência dos pacotes de dados. A porta 25, primogênita, foi sucedida pela porta 587 por medida do Comitê Gestor da Internet no Brasil (GCI.br) em 2010 visando minimizar a quantidade de Spams na Internet no Brasil, pois possui maior segurança, requerindo aos pacotes uma pré-avaliação em outro servidor antes de chegarem ao servidor de Saída/Envio, tornando o processo mais seguro, procedimento que não é realizado pela porta 25.

 

Fonte: https://www.nic.br/imprensa/clipping/2009/midia282.htm

 

Por esses motivos a ISBrasil adota a porta 587 como padrão para o protocolo de envio de e-mail SMTP .

 

 

 

POP - Post Office Protocol

 

O POP (Protocolo de Posto dos Correios) é um Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

 

Esse protocolo trabalha com a transferência da mensagem para o dispositivo configurado à receber, realizando o download da informação e fechando a conexão, apenas permetindo também um acesso por vez. Dessa forma, o e-mail será retirado (baixado) do servidor de entrada e será armazenado no dispositivo ajustado com o protoclo POP para recebimento dos e-mails (armazenado localmente). O POP pode ser classificado como o Protocolo Offline de Entrada.

 

Pontos Positivos: Requer menos banda de conexão e a consulta dos e-mails já baixados sem a necessidade de conexão com a internet, além de desocupar o espaço na hospedagem e/ou na caixa de e-mail.

 

Pontos Negativos: Necessita de um Software Gerenciador de contas de e-mail instalado e configurado no dispositivo (Ex.: Microsoft Outook e Mozilla Thunderbird). Precisa ser feito backup (cópia segura) dos arquivos que contém os e-mails.

 

Indicação: Ao usuário que utiliza em sua rotina o mesmo computador para acessar a conta de e-mail configurada com POP3 e possui banda baixa (lenta) de conexão com a internet ou plano de internet limitado.

 

Procedimento Correto 1: Caso seu protocolo de servidor de entrada ideal seja o POP, é de DEMASIADA IMPORTÂNCIA ATENÇÃO COM O BACKUP DESSES DADOS, pois uma vez perdidos ou apagados não podem ser recuperados. Faça sempre cópia desses arquivos de seu HD (Disco Rígido). Consulte seu técnico responsável.

 

Procedimento Correto 2: Caso seja necessário a exclusão de uma conta de e-mail em um software gerenciador, é  NECESSÁRIO ANTECIPADAMENTE VERIFICAR AS CONFIGURAÇÕES DO SOFTWARE, POIS PODE SER PRECISO REALIZAR ANTES O BACKUP DOS E-MAILS, pois uma vez perdidos ou apagados não podem ser recuperados.

 

 

 

Quaisquer descuido por parte do usuário em relação a falta do Backup de seus dados poderá ser irreversível, por isso, não deixe de realizar o backup com a orientação do seu técnico de informática e realize testes de funcionamento do backup periodicamente. O Backup deve ser realizado em dispositivo diferente de onde estão os seus dados.

 

Consulte nossas artigo de Dicas de Segurança

 

Saiba mais sobre a Segurança da Informação na ISBrasil.

 

 

Para não ocupar seu espaço em disco contratado em seu Plano de Hospedagem, a ISBrasil sugere para COMPUTADORES E NOTEBOOKS a utilização do protocolo POP3 para o servidor de entrada.

 

 

 

Versões

O POP possui as versões POP2 e POP3. Entre outras funções, o POP3 requer autenticação de usuário e senha, sendo a melhor opção para utilizar na internet criando mais uma camada de segurança, enquanto a POP2 realiza operação apenas por autenticação de endereço IP. Utilizamos unicamente o POP3

 

 

Porta de Comunicação

 

110 - POP3

 

 

 

 

 

 

IMAP - Post Office Protocol

 

O IMAP (Protocolo de Acesso a Mensagem da Internet) é o segundo Protocolo padronizado e instituído pela ISO para recebimento de mensagem (e-mail), o qual é configurado nos servidores de entrada.

 

Esse protocolo trabalha com a  sincronização do dispositivo configurado com o servidor de mensagens, de forma poder acessar de acordo com as configurações escolhidas quase que em tempo real as informações no servidor, além e permitir acessos simultâneos a uma conta de e-mail. O IMAP pode ser classificado como o Protocolo Online de Entrada.

 

 

Pontos Positivos:  Maior mobilidade ao acesso às contas de e-mail, automatização de recebimento dos e-mails e simultaneidade de acesso a uma determinada conta de e-mail.

 

Pontos Negativos: Maior preocupação com segurança por estar com conexão ativa com o servidor, necessita de estabilidade e qualidade na conexão com a internet e ocupação do espaço em disco na hospedagem/caixa de e-mail.

 

Indicação: Usuários que utilizam Dispositivos Móveis com internet ou se conectam de diferentes dispositivos/computadores para acessar sua conta de e-mail.

 

Procedimento Correto : Verificar a confiabilidade dos dispositivos/computadores por onde está sendo feita a conexão, e preferencialmente não utilizar dispositivos de terceiros, pois além da possibilidade de contaminação de seus arquivos e/ou problemas oriundos disso (como exclusão de e-mails), ainda também pode ocorrer o extravio dos seus dados de acesso.

 

Consulte nossas artigo de Dicas de Segurança

 

Saiba mais sobre a Segurança da Informação na ISBrasil.

 

 

Versões

O Protocolo IMAP possui as versões IMAP, IMAP2, IMAP3 e IMAP4. Todos utilizam a mesma porta, e o IMAP4 é ultima versão.

 

 

Porta de Comunicação

 

143 - Padrão

 

 

 

 

 

SSL - Secure Socket Layer

 

SSL (Camada de Soquetes de Segurança) náo é um Protocolo de Transferência, mas sim um Protocolo de Criptografia, que permite uma conexão com maior segurança, criando um canal único de comunicação por meio de identificação e conferência dos dados de identidade dos sistemas computacionais (normalmente servidor - dispositivo de acesso) antes da transferência de dados, informando uma chave criptográfica entre os sistemas, que é utilizada para interpretar o conteúdo dos pacotes (então criptografados com essa chave), anulando a utilidade de práticas como interceptação de mensagem e aumenando assim a segurança e veracidade dos dados.

 

Para utilizar o Protocolo de Criptografia SSL é necessário adquirir um Certificado de Segurança SSL para seu site (sites com https:// são sites que possuem Certificado de Segurança SSL, portanto mais seguros). A ISBrasil suporta a tecnologia em seus servidores.

 

Portas de Comunicação

 

465 - Protocolo SMTP (SMTP - SSL)

 

993 - Protocolo POP3 (POP3 - SSL)

 

995 - Protocolo IMAP (IMAP-SSL)

 

 


Retornar para ajuda Suporte