Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

WordPress: 4 dicas para otimizar o SEO da página de conteúdo

23/04/2021 às 17:20 SEO

WordPress: 4 dicas para otimizar o SEO da página de conteúdo

O WordPress é a plataforma mais popular do mundo para alocar sites, sendo responsável por 35% do total. Pensando que isso é uma parcela de 100%, muitas pessoas acreditam que é algo baixo, mas se analisar o geral, é surpreendente. Isso porque o Joomla!, seu concorrente direto, conta com apenas 5% do total. 

Deixando um pouco os dados de lado e focando no funcionamento da plataforma, ela conta com linguagem PHP (Hypertext Preprocessor), banco de dados MySQL e um otimizado sistema de gestão de conteúdo, conhecido popularmente pela sigla em inglês CMS, que assegura um checklist básico das regras de SEO. 

Explicando brevemente, o termo consiste na abreviação do termo Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de busca), que são os recursos básicos que uma página e conteúdo precisa apresentar para conseguir uma boa posição em plataformas como o Google, o Bing, o Yahoo! e o DuckDuckGo. 

Continue acompanhando esse artigo e confira quatro estratégias de SEO para a página de conteúdo que podem garantir um bom desempenho para a sua publicação. 

1. Frase-chave

O primeiro tópico que deve ser pensado para otimizar a sua página de conteúdo no WordPress de acordo com as técnicas de SEO é a frase-chave, que irá reger basicamente todas as etapas de produção e finalização do conteúdo. Atualmente, elas são divididas em três categorias. São elas: 

  • Short tail: palavras genéricas e de alta concorrência; 

  • Middle tail: palavras mais específicas e de menor procura; 

  • Long tail: palavras de baixo volume de busca e alta conversão. 

Dando exemplos práticos de cada uma, a Short pode ser descrita como mesa, televisão, smartphone, a middle como mesa rústica, televisão smart e smartphone Samsumg, e a long como mesa rústica de madeira, televisão smart 50 polegadas e smartphone Samsung dois chips. 

2. Título e meta-descrição

O título e a meta descrição são fatores indispensáveis para que a pessoa sinta vontade de acessar a sua página. Eles são basicamente a entrada para o seu texto, sendo o primeiro a indicação geral do conteúdo e o segundo um breve resumo do que irá falar. 

Vale destacar que o tamanho do título é contabilizado por pixels e da meta-descrição por caracteres, sendo obrigatório que a frase-chave apareça em ambos. Assim, mesmo que seja uma long tail, como forno elétrico de embutir, é fundamental que esteja presente. 

3. Legibilidade

Não dá para falar de estratégias de SEO para o WordPress sem destacar a importância da legibilidade, que ganha uma parte de checklist exclusiva na plataforma. Contudo, antes de saber como ela funciona, é essencial que você entenda o motivo que faz com que a checagem NUNCA deva ser esquecida. 

Você confiaria em uma empresa que aplica piso industrial que tivesse um portfólio cheio de imagens de trabalhos mal desenvolvidos? Eu tenho certeza que não, afinal, todas as pessoas que adquirem um produto e/ou serviço querem o melhor! E o mesmo deve ser expandido para o conteúdo, que precisa ser o melhor possível para o leitor. 

No WordPress, a qualidade de um texto costuma ser medida de acordo com os testes de legibilidade de Rudolf Flesch, capazes de indicar a dificuldade de compreensão da leitura. Ademais, ele precisa contar com alguns fatores básicos, como voz ativa e passiva, palavras de transição e variedade de frases consecutivas.

4. Links internos e externos

Os links internos e externos são indicações que você faz dentro do seu texto para o leitor compreender melhor sobre outro tópico dentro ou fora da sua página. Eles são indispensáveis para as estratégias de SEO, mas devem ser feitos com muita cautela. 

Se você linkar a sua página com links internos e externos que não tenham um bom conteúdo, as ferramentas de busca podem diminuir a credibilidade do seu. Ademais, é essencial que eles abram em uma nova janela. 

Gostou do nosso post com WordPress: 4 dicas para otimizar o SEO da página de conteúdo? Então compartilhe com os colegas e deixe o seu comentário!

Esse‌ ‌artigo‌ ‌foi‌ ‌escrito‌ ‌por‌ ‌Larissa Rhouse,‌ ‌Criadora‌ ‌de‌ ‌Conteúdo‌ ‌do‌ ‌‌Soluções‌ ‌Industriais‌.

Gostou de nosso post? Compartilhe: