Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Transforme seu Instagram em uma máquina de gerar leads

19/03/2021 às 22:29 Redes Sociais

Transforme seu Instagram em uma máquina de gerar leads

Para quem não sabe, leads são os potenciais clientes de um negócio. É praticamente impossível que um e-commerce cresça sem a captura de leads no Instagram. Apesar da relevância desse tema, muitas empresas optam por conservar os clientes que já possuem ao invés de buscar novos leads. 

Obviamente, cuidar dos clientes conquistados é muitoimportante. No entanto, gerar leads é essencial para o crescimento de um negócio. Nesse sentido, a melhor plataforma ainda é o Instagram.

É preciso buscar novos clientes a todo o momento, pois deixar de gerar leads é deixar de ganhar dinheiro.Se você precisa gerar leads no Instagram, mas não sabe como fazer isso, fique tranquilo. Ao longo deste texto, você receberá algumas dicas sobre esse assunto.

Crie um perfil comercial

Obviamente, não há como gerar leads no Instagram sem ter um perfil nele, portanto, sua empresa deve um perfil voltado só para ela. Com isso, será possível analisar o alcance das publicações, ver o número de visitas do perfil e acompanhar as impressões e as interações dos seguidores. 

Ademais, também é possível filtrar dados sobre os seguidores da página, incluindo idade, faixa etária,localização e períodos de grande atividade no Instagram. Para quem possui um perfil business, ainda é possível promover posts. 

Após a configuração de seu perfil, é preciso que a bio do seu Instagram tenha um texto descritivo. Descreva o seu negócio com a maior clareza possível e fale sobre o seu produto e sua área de atuação.

Não deixe de incluir o link do site da empresa na bio. Se possível, também inclua o telefone do seu suporte ao cliente. Dessa forma, o cliente terá como falar com a empresa. 

Seja parceiro dos influenciadores 

Alinhar-se com os influenciadores é uma ótima maneira de aproximar o público de sua marca. Como os seguidores do influencer podem se tornar consumidores em potencial, a empresa se beneficiará muito com essa parceria. 

Basicamente, como os seguidores do influenciador o admiram, eles passam a respeitar a sua empresa devido às sugestões do influenciador. Portanto, é muito importante fazer aliança com os formadores de opinião, pois essa amizade é ótima para promover qualquer negócio.

Se você ainda é iniciante em e-commerce, procure o apoio dos micro influenciadores. Segundo uma pesquisa da Social Bakers, 97% dos influenciadores do Instagram têm menos de 10 mil seguidores. 

Quantidade nem sempre significa qualidade. Embora o público seja pequeno, a taxa de engajamento e conversão dos micro influenciadores é alta. Ademais, existe muita consistência no crescimento dessas páginas. Essa é uma excelente oportunidade para atrair leads.

Invista nas hashtags

A hashtag é um conceito básico das redes sociais, contudo, seu uso não é apenas estético. Esse recurso é muito funcional e, usado da maneira certa, pode ajudar a divulgar o seu conteúdo. 

Ahashtag atua como um filtro de tópico. Em outras palavras, se você publicar um conteúdo com a hashtag #docescaseiros, sua publicação será adicionada a todas as outras publicações que usam a mesma hashtag.

Quando alguém pesquisar esse tópico na rede, sua postagem aparecerá nos resultados da pesquisa. Portanto, vale a pena usar hashtags para aumentar a exposição e o alcance do seu post. 

Para que esse recurso funcione, use apenas hashtags relacionadas ao tema da postagem e ao seu público-alvo. Caso possua dificuldades com a hashtags, utilize o site TagsFinder. 

Posts com histórias reais

Uma boa maneira de atrair engajamento é contar histórias verdadeiras que afetam as pessoas. Essas histórias podem envolver funcionários, biografia da empresa, fundadores ou até clientes. 

As histórias podem ser emocionantes ou engraçadas, escolha da maneira que achar melhor.Apenas transforme o seu perfil numa fonte de conteúdo inédito e motivador. Isso colocará sua marca em uma posição de destaque em comparação com a concorrência. Normalmente,as empresas se concentram apenas em vendas e promoções e a sua fugirá desse padrão.

O que isso tem a ver com geração de leads? Em geral, as pessoas gostam de comprar de outras pessoas. Dessa forma, quanto mais a sua empresa se aproximar dos seguidores, maior a chance deles se tornarem leads e, posteriormente, clientes. 

Utilize o IGTV

Um dos mais recentes recursos adicionados pelo Instagram é o IGTV. Utilizado como um aplicativo independente, você pode baixá-lo na loja de aplicativos do seu telefone ou como uma função ligada ao próprio Instagram. 

Como os vídeos do feed só podem ter 1 minuto e o dos Stories apenas 15 segundos, o IGTV se torna uma ótima alternativa, pois ele aceita vídeos de até 60 minutos.

A maior vantagem desse recurso é a inclusão de links clicáveis ​​na descrição dos vídeos. Isso possibilita o direcionamento de seus seguidores para sua landing page. É importante que,em algum ponto do vídeo, vocêconvideas pessoas a clicarem no link da descrição, caso contrário, seu trabalho será ignorado. 

Outrorecursooferecido pelo IGTV é o compartilhamento de teasers(pequenos trechosde vídeos)nos stories e no feed.

Com isso, você consegue atrair pessoas que não acessam o IGTV, porém, ao assistirem o seu teaser nos stories, poderão se interessar pelo conteúdo. Dessa forma, haverá mais chances delas assistirem ao vídeo completo e acessarem sua landing page. 

De um modo simples, o IGTV é um excelente recursopara gerar leads para sua marca.

Reposte o conteúdo dos usuários

Quando os seguidores criarem um conteúdo relacionado à sua empresa, não deixe de compartilhar. Fazer isso atrai muito engajamento, pois humaniza a sua marca e mostra que sua empresa está interessada no que o público diz.

Esse comportamento costuma despertar o gatilho mental da reciprocidade e da prova social. Isso reduz o caminho para conversão de seguidores em potenciais clientes. Normalmente, quando alguém faz algo de bom, aspessoas naturalmentequerem retribuir. Por isso, fique atento ao conteúdo postado pelos seus seguidores, pois ele pode te trazer muitos leads. 

Aposte nas lives

Transmitir conteúdo ao vivo é uma das maneiras mais rápidas de se conectar ao público do Instagram. Afinal de contas, é possível iniciar a live em menos de 2 minutos e com apenas três cliques. Além disso, as lives são ótimas para interagir com seus seguidores e elevar o engajamento.

Dessa forma, o processo de transformar seguidores em leads se torna mais rápido. A partir dessa transmissão, você pode apresentar ao seu público os tópicos relacionados ao seu nicho e convidá-lo a clicar no link da sua bio.

Faça boas CTA’s

O significado de CTA é “calltoaction” (chamada para ação). Como o Instagram é uma plataforma visual, o texto dos posts pode ser facilmente ignorado. Contudo, não fazer boas legendas seria um grande erro. É preciso usaresses textos curtos para fazer um CTA de alto impacto.

Para entender um pouco mais sobre CTA, veja os exemplos a seguir:

  • Se o seu objetivo é a venda de um produto, você pode usar o seguinte CTA:“Clique aqui para fazer a compra”;
  • Se o objetivo é a divulgação de um vídeo, o CTA pode ser o seguinte: “Clique aqui para assistir ao vídeo”.

Convide os usuários a comentar, interagir com sua marca ou clicar no link da bio. De preferência, incentive-os na clicar na sua bio para conhecer alguma oferta. Aproveite o momento para transformar essas pessoas em leads.Essa ação é simples e rápida, mas pode melhorar o efeito da estratégia como um todo. 

Épreciso ressaltar quesomente realizar grandes ações não é o suficiente para gerar leads.É preciso utilizar os pequenos recursos disponíveis no Instagram e interagir com o público sempre que possível.

Um bom modo de aumentar o seu engajamento e, possivelmente, o seu número de leads é comprar seguidores Instagram. Ao fazer isso, você aumenta o seu número de seguidores de uma hora para outra e amplia as visualizações de sua página.

Contudo, apenas comprar seguidores do Instagram não é suficiente. Sua página deve oferecer um conteúdo de alta qualidade e investir em boas estratégias de marketing. Dessa forma, os seguidores “comprados” não deixarão de segui-la.

Gostou de nosso post? Compartilhe: