Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que você precisa saber sobre a coleta de dados

30/10/2022 às 15:34 Ajuda

O que você precisa saber sobre a coleta de dados

Dentro da gestão empresarial, alguns processos são importantes para uma análise mais especializada e criação de maneiras de adaptar, melhorar ou acompanhar os resultados de uma empresa, seja sobre os seus clientes, sobre a equipe, sobre produção ou sobre a aplicabilidade de processos.

Por ser um processo que gera outro processos, é muito importante que ele seja feito com responsabilidade. Essa é a coleta de dados: momento em que dados sobre algum tema específico são extraídos em busca de aplicação de melhorias ou até mesmo análises. Este processo pode ser feito em pesquisas universitárias, análise de uso de produtos e empresas.

Em qualquer um destes segmentos, a coleta de dados precisa ser efetiva e segura, sem nenhuma chance de dados errados que possam  ser prejudiciais ao resultado final. Por isso, existem alguns pontos que servem como um impermeabilizante para laje, que evita infiltrações e problemas causados por isso. Confira a seguir:

Roteiro

Seja para realizar uma pesquisa em busca de implementar melhorias em uma empresa, saber como os processos estão sendo feitos, ou para fazer um TCC (Trabalho de Conclusão de curso), ter um roteiro é essencial para que você não se perca no caminho.

Adicione ao seu roteiro informações como a forma de coleta desses dados, qual é um bom número de dados extraídos e qual será a sua rotina nesta jornada. Isso te ajuda a se organizar dentro desta realidade e serve como um eletroímã que cria um campo magnético e atrai ótimos resultados.

Como os dados serão recolhidos

Existem muitas maneiras de coletar os dados e cada uma delas depende de como você precisa dos resultados. Se forem respostas mais completas, com detalhes, é preferível que este processo de coleta seja pessoalmente ou remoto, mas ‘cara a cara’.

Agora, se não houver necessidade de muitas informações e os dados necessários forem objetivos, como números, datas e outras informações com pouca possibilidade de detalhamento, automatize a sua pesquisa.

Para a automação, você precisa de um software que te ajude. Existem muitos, mas um muito conhecido é o Google Forms. Nele você pode adicionar perguntas dissertativas ou com alternativas.

Ao finalizar a pesquisa, o google oferece gráficos e análises baseados nas respostas. Assim, o processo oferece mais produtividade, aumentando o tempo livre para a realização de outras tarefas .

Imparcialidade

Analisar um objeto de estudo requer técnica e profissionalismo. A imparcialidade funciona, neste caso, como uma bota de segurança… aquelas utilizadas em ambientes de cozinha e construção. Isso porque a bota evita quedas e outros acidentes, como choque elétrico.

Isso é, se a sua pesquisa for analisada de maneira imparcial, os seus resultados serão também imparciais, protegidos de quedas e erros que podem acontecer pela falta de preparo e formalidade do processo.

É a mesma coisa de não se preparar para a coleta de sangue, que é um material genético: existe a necessidade de utilização de agulhas curativos, seringas e luvas que são utilizadas apenas uma vez com um só paciente.

Esse profissionalismo evita que haja contaminação. Por isso, é importante saber que a coleta de dados é um processo em que se extrai conteúdos a fim de analisá-los, estudá-los e trazer melhoria. Por isso, ele precisa ser roteirizado, organizado e analisado de forma profissional. Este conteúdo te ajudou? Nos acompanhe para ler mais!

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais.

Gostou de nosso post? Compartilhe: