Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Funil de vendas: de curioso a cliente

30/03/2021 às 07:57 Loja Virtual Marketing

Funil de vendas: de curioso a cliente

Uma das ferramentas que mais vem sendo utilizada no mercado de marketing, sendo aplicada em uma grande quantidade de empresas para facilitar a rotina e estratégias, é o processo que chamamos de funil de vendas.

A chamada ferramenta de funil de vendas vem sendo usada como estratégia de marketing de conteúdo em diversos nichos de mercado, a fim de conquistar novos clientes.
 

Deste modo, o funil de vendas consiste em uma definição das etapas na qual o consumidor está, para que o conteúdo seja entregue de forma eficiente e que chegue até a conversão do funil, momento em que a venda - propriamente dita - é concretizada.

Hoje, por conta das ferramentas tecnológicas, fazer o funil de vendas se tornou mais fácil e prático, principalmente porque essas ferramentas garantem a entrega do conteúdo adequadamente, trazendo resultados mais ágeis, permitindo uma melhor análise dos clientes.

No presente artigo entenderemos o que é um funil de vendas, com ele pode ser usado e como ele pode ajudar tornar um cliente “curioso” para um potencial cliente e em uma conversão de venda.

 

O que é um funil de vendas?

É uma estratégia de segmentação de público que pode ser aplicada para que os conteúdos possam ser criados de forma altamente eficiente, de modo a gerar bons resultados. 

O funil de vendas é descrito em três partes principais: o topo, o meio e o fundo do funil, estando relacionadas à jornada do consumidor. Abaixo abordaremos cada parte do funil de vendas.

 

1.Topo do funil

O topo do funil é a parte inicial da ferramenta e tem como intuito atrair os olhares do cliente. A etapa concentra estratégias para captar mais pessoas e direcioná-las conforme necessidades, sendo mais informacional para uma futura conversão.

Nesta etapa são desenvolvidos o que chamamos de isca digital, conteúdos ricos e que permitam educar e “capturar” as informações dos clientes para entregar conteúdos de valor.

Para isso, por exemplo, é possível criar a landing page, que terá um conteúdo como:

  • Ebook;
  • Vídeo;
  • Planilhas;
  • Aulas

Isso será feito em troca de um nome e um e-mail (que comporá seu banco de dados).

Esse conteúdo será o primeiro passo para identificar e solucionar a “dor do cliente”, assim, ele conhece mais as possibilidades de solução, sobre a empresa e até seus diferenciais.

Assim, aqueles clientes que acessarem o conteúdo passarão a compor o funil e, consequentemente, poderão entrar e avançar mais facilmente na jornada do consumidor até a conversão.

Quando o cliente acessa o site, põe seus dados na landing page e este se torna um lead. O conteúdo do topo do funil deve ser leve, digerível e compartilhável, uma porta de entrada para novos possíveis clientes.

São modelos de conteúdo para essa etapa: vídeos, infográficos, posts em blogs, planilhas e ebooks variados.

 

2. Meio do funil

Essa parte do funil de vendas consiste na nutrição dos leads, ou seja, entregar materiais que encantem e atraiam mais o potencial cliente, para que ele vá para a próxima parte do funil.

O meio do funil ainda não é hora da venda, ao contrário, é o convencimento de que seu produto ou serviço é a solução para a demanda do cliente, de modo que sua marca se torne referência quando ele pensar em solução.

Aqui deve-se falar dos benefícios do seu produto ou serviço. São comuns nessa parte do funil de vendas os seguintes tipos de conteúdo como: posts em blogs, webinars, templates, guias e manuais.

De acordo com as métricas, é possível identificar qual conteúdo é mais adequado para o seu lead, fazendo com que o funil de vendas seja muito mais efetivo.

 

3. Fundo do funil

Os leads qualificados, que estão próximos de se tornarem consumidores, podem ser enquadrados na última parte da trajetória do consumidor, que é o fundo do funil.

O conteúdo entregue nesta etapa fecha a consolidação da confiança, confere mais credibilidade e, por fim, é o momento em que acontece a chamada para a venda. 

Entre as estratégias podem ser criados descontos e um relógio, para mostrar urgência e fazer com que o cliente efetue a compra, caso seja uma oferta exclusiva.

São conteúdos desta parte: estudos, pesquisas, tutoriais, guias e análises competitivas.

 

Considerações finais

Neste ponto entendemos que os funis de vendas são importantes para saber o que a empresa irá realizar em cada etapa, quais estratégias e conteúdos mais se adequam à sua persona e convertem os leads em clientes, conforme os estudos realizados.

Isso porque usar os números do CRM e dos serviços de email, bem como as ferramentas que permitem acompanhar os contatos e evolução dos clientes também permite rastrear os gostos, comportamentos, qual fase está no funil e, assim, efetuar o melhor plano e estratégias para o público-alvo.

Portanto, é importante que uma empresa conheça seu consumidor e efetue estratégias dentro do funil de vendas para alcançar melhores resultados e se aproximar cada vez mais do seu público.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Ideal Sales, desenvolvedora de ferramentas de CRM com enfoque no gerenciamento eficaz da equipe de vendas e otimização de seus resultados.

Gostou de nosso post? Compartilhe: