Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Endomarketing: Como essa estratégia vai ajudar a sua empresa a se desenvolver?

06/05/2021 às 16:37 Marketing

Endomarketing: Como essa estratégia vai ajudar a sua empresa a se desenvolver?

É verdade que diariamente surgem novas estratégias de marketing, de modo que fica difícil acompanhar, e algumas simplesmente parecem repetitivas. Mas se tem uma que é realmente promissora e diferenciada é a de endomarketing.

Na verdade, essa estratégia, que poderia ser traduzida como “marketing interno”, existe há algumas décadas em países de primeiro mundo, como nos EUA e em empresas europeias. Mas só nos últimos anos ela tem se disseminado no Brasil.

Se pegarmos como exemplo uma multinacional de catering, que lida com alimentacao coletiva empresas, certamente ela vai ter princípios muito sólidos sobre como lidar com a cultura organizacional do negócio e com os seus colaboradores.

Essa cultura corporativa e a filosofia da marca já têm tudo a ver com o endomarketing, por isso, essas ideias têm se disseminado cada vez mais. Ainda há preconceitos nesse sentido, como se os valores da empresa não importassem para gerar lucro.

Mas isso é um erro muito grande, porque a qualidade de vida e de comunicação entre os funcionários é algo fundamental, e não apenas para que a marca seja mais forte, mas também para trazer resultados práticos bem melhores.

Tem ficado cada vez mais claro para quem trabalha com gestão de pessoas e de talentos como é importante que os funcionários estejam satisfeitos com suas condições de trabalho, além de poderem contar com uma liderança alinhada e prestativa.

Outro ponto fundamental é a melhoria da imagem da empresa, que é algo ainda mais importante em setores que pedem um atendimento de excelência, como um negócio de delivery de medicamentos.

Certamente, ninguém gostaria de comprar um remédio ou mesmo de ir a uma clínica médica e ser mal atendido. Por essas e outras é que o endomarketing se mostra tão importante, e por isso é que decidimos escrever este artigo.

Inclusive, já existem pesquisas que comprovam isso na prática. Um exemplo é um levantamento recente feito pela Right Management, empresa que usou como base mais de 10 mil funcionários brasileiros, identificando um padrão bem interessante.

Ela identificou que quando existe uma cultura ou endomarketing, as equipes chegam a produzir mais de 50% acima dos ambientes em que tais valores não existem. 

Lembrando que isso serve para qualquer segmento, seja uma indústria ou uma empresa de painel em papel.

Então, se você quer desenvolver a sua empresa internamente e torná-la mais forte para enfrentar a concorrência e conquistar o seu público-alvo, basta seguir adiante.

O que exatamente é o endomarketing?

Toda empresa que surge no mercado já começa fazendo um esforço tremendo para ser bem vista pelo público. Com razão, pois a boa fama vai ajudar e muito a conseguir mais clientes e melhorar os resultados.

Isso vale tanto para venda de produtos quanto para serviços, pois nos dois casos, o atendimento e a marca que a empresa vai deixar vão definir a sustentabilidade do negócio. Ou seja, se ele vai conseguir ou não se manter e crescer.

Agora, imagine se um funcionário trabalha com uma gráfica ou agência que faz flyer de divulgacao. Quando algum parente ou amigo desse funcionário pedir uma indicação para ele, o natural é que ele indique a empresa onde trabalha, certo?

O que toda gráfica e toda empresa precisa é de alguém assim. Porém, saiba que tem muito colaborador que não gosta da própria empresa e simplesmente não a indica se alguém pede, embora no fundo ele não confesse isso para seus líderes.

Aí é que entra o papel do endomarketing, baseado no fato de que não adianta de nada o público gostar de uma marca se os próprios funcionários ainda não estiverem convencidos de que aquela marca realmente entrega o que promete.

Ademais, não se trata apenas de agradar uma equipe interna, mas de uma visão completa do negócio: o endomarketing inclui qualificação e treinamentos de funcionários, tanto quanto inclui melhorias no posicionamento da marca e nos resultados.

Ou seja, você também vai aumentar sua receita e até sua lucratividade. Hoje esse fenômeno tem um nome, que é o de “bem intangível”. 

Assim, o valor de uma marca não está apenas nos cofres ou nas máquinas que ela tem, mas também na aprovação interna e do mercado como um todo.

Os pontos principais da estratégia

Outro preconceito muito comum é considerar o endomarketing ou marketing interno algo dispersivo, vago e sem um rigor conceitual que ajude a colocá-lo em prática.

Na verdade, tudo começa com o conhecimento que os donos e sócios precisam ter sobre aquele segmento, para entenderem quais são as expectativas do público e como supri-las de modo eficiente.

Ou seja, é preciso conhecer bem o próprio negócio e ser capaz de ter uma visão de conjunto, além de lembrar-se que essa visão é dinâmica, não estática e imóvel.

As coisas mudam, o mercado e o público também, além de que os próprios funcionários vão poder descobrir novas carências que antes não estavam no radar.

Com isso, eles vão criar e recriar processos, como uma construcao comercial, que tem bastante diferença entre a teoria e a prática. De modo que somente quem está na prática, na famosa “linha de frente”, pode entender e sugerir certas mudanças.

Assim, os pontos principais do endomarketing são os seguintes:

  • Ter uma visão de conjunto;
  • Fortalecer a cultura organizacional;
  • Motivar os colaboradores;
  • Instaurar o valor da meritocracia;
  • Favorecer a comunicação geral;
  • Evitar fofocas e ambientes tóxicos;
  • Realizar pesquisas de opinião;
  • Otimizar a produtividade geral.

Enfim, há diversos pontos que servem como base para que os donos, os tutores e o pessoal de RH (Relações Humanas) trabalhem como base do endomarketing.

Esses são princípios gerais, que também redundam em outros. Por exemplo, o famoso turnover, que é a rotatividade de funcionários, algo que não deve aumentar ou já começa a indicar que tem algo de errado com a empresa.

Sobre como colocar a mão na massa

Então, até aqui já ficou claro que o endomarketing se trata de colocar a mão na massa, isto é, de medidas práticas e ações que devem ser objetivas.

Depois de traçar bem o seu planejamento de cultura organizacional e definir melhor quais vão ser os valores que nortearão a história da empresa, um passo importante é fortalecer as reuniões internas.

Cada setor precisa ter uma frequência específica de reuniões. Se uma empresa lida com almoco em empresas e tem vendedores na rua para conseguir clientes, a reunião pode ser semanal ou mesmo mais de uma vez por semana.

Setores administrativos não costumam demandar tanta atenção assim, mas também precisam de alinhamento e bate-papo, tanto coletivo quanto pontual.

Depois, os líderes se reúnem entre si e passam relatórios e pareceres para os donos e chefes, criando uma hierarquia de comunicação muito mais eficiente.

Por dentro das pesquisas de satisfação

Outro recurso fundamental para um endomarketing de sucesso é o das pesquisas de satisfação, que têm evoluído cada vez mais e já podem ser feitas pelo computador, de maneira totalmente anônima.

Assim, você não deixa toda a responsabilidade com os tutores e também ganha uma visão mais panorâmica do negócio. Infelizmente, há casos em que o problema pode estar na liderança, então o único modo de descobrir é com uma pesquisa entre os colaboradores.

Um fator importante é que ela realmente seja anônima, para que cada um de fato se sinta à vontade de dizer o que importa.

A importância dos treinamentos

Um ponto essencial da cultura corporativa de toda empresa que valoriza o endomarketing e os seus próprios colaboradores é o do treinamento dos funcionários.

De fato, vivemos em um mercado e um tempo em que as novidades não param de chegar a todo o momento, logo, é fundamental estar sempre em dia.

Há pouco tempo era difícil e burocrático alugar um simples espaço comercial, hoje já existem coworkings e sala comercial compartilhada que qualquer um pode contratar com poucos cliques, por meio de aplicativos.

Isso é só um exemplo de como as soluções e o mundo dos negócios caminham a passos largos. Na prática, uma empresa precisa investir em seus funcionários para que eles possam se realizar de maneira mais completa.

Os modos de fazer isso podem ir desde cursos, palestras e workshops até coachings que fazem direcionamento coletivo por equipe, ou mesmo personalizado de um para um.

Considerações finais

Ainda haveria muitas outras maneiras de implementar uma cultura de endomarketing, para fazer com que a boa comunicação e a motivação dos funcionários seja algo prático. Mas a essência da proposta está no que dissemos acima.

Além do mais, também é preciso lembrar que algumas dicas precisam ser adaptadas conforme o segmento de atuação ou o modelo de negócio que a marca aderiu.

Assim, uma empresa de descarte aparelhos eletronicos pode ter de investir mais em treinamento técnico do que humano. Não faz diferença, o importante é que essa função esteja no radar dos donos e do pessoal de RH.

Com isso chegamos ao fim, deixando claro que o endomarketing pode ajudar qualquer negócio a se desenvolver e conquistar resultados incríveis, tornando os funcionários mais satisfeitos e a marca muito mais forte perante os clientes e a concorrência.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Gostou de nosso post? Compartilhe: