Elementos importantes que não devem ser desprezados na criação de um site

18/02/2019 às 16:57 Hospedagem de Sites

Elementos importantes que não devem ser desprezados na criação de um site

Ter um site bem estruturado, com informações relevantes e acompanhado de visual atraente é muito importante para quem pretende crescer nos negócios, pois trata-se de uma importante porta de entrada para novos visitantes.

Além disso, é um bom indicador de que o público é  valorizado, aspecto relevante em qualquer segmento. Embora seja comum o aparecimento de novos recursos a todo instante, há certos aspectos que devem ser mantidos na criação de uma página.

Sendo assim, separamos cinco elementos importantes que precisam ser levados em conta na elaboração de um site.

Navegação simples

A navegação é um dos pontos mais importantes da estrutura de um site e ela não precisa ser complicada. Quanto mais fácil for para as pessoas navegarem, maior será a probabilidade de interagirem com ele e assim voltar posteriormente. 

É relevante manter os menus de navegação bem organizados. Os links de redes sociais, como Twitter, Instagram, Facebook e LinkedIn, por exemplo, não devem ser colocados de qualquer maneira e, dada a relevância, precisam estar presentes em todas publicações do site. 

Outra questão interessante é não poluir a homepage com muitas imagens e textos. Um site mal trabalhado deixará os usuários confusos e insatisfeitos — isso faz com que a taxa de rejeição cresça entre os visitantes. 

Uma importante dica é remover vídeos e imagens grandes, pois arquivos pesados atrasam o carregamento do site. Mas não é preciso abrir mão da qualidade das fotos por conta disso, basta compactar as imagens e optar pelo formato mais propenso

Design apropriado para smartphones

Segundo dados da pesquisa TIC Domicílios 2017, 49% dos brasileiros acessam a internet exclusivamente pelo celular. É um número muito alto, que representa uma enorme parcela de acessos online no país.

O design engloba todos os elementos visuais de um site, como logotipo, espaço em branco, fonte, layout, cores e temas. Portanto, para ganhar credibilidade e maior número de sucessos, é muito importante que o design também esteja alinhado com os portáteis. 

“Um site com um design responsivo é muito importante, pois você deseja fornecer aos clientes uma excelente experiência do usuário. É sempre crucial levar em consideração todos os diferentes dispositivos usados para acessar a web, especialmente com relação aos aparelhos móveis. Ao adaptar seu website para todos, você poderá melhorar o ranking do seu site, diminuir as taxas de rejeição e atrair uma variedade maior de clientes”, afirma Salomão Thimothy, cofundador da empresa de marketing digital Clickx.

Logos

O logo é a identidade da marca e importante cartão de visita — é o que antecede o conteúdo. Uma marca forte pode atrair mais pessoas em menor espaço de tempo e transmite maior credibilidade.

Não há uma regra fixa para criação de logos, mas é de suma importância que o mesmo esteja alinhado com a proposta da marca. Não à toa, grandes empresas do mercado têm esse diferencial. A PokerStars, por exemplo, referência no setor na organização de eventos de poker ao vivo espalhados mundo afora, tem o símbolo de espadas com uma estrela para fazer uma alusão ao nome e, ao mesmo tempo, ao esporte das cartas. Já o Mercado Livre, maior site de compras do país, tem o símbolo de um aperto de mão no logo, o que remete a um acordo feito entre duas pessoas e transmite confiança aos consumidores. 

“Quem somos”

O “quem somos” deve passar aos usuários informações que possam dar mais segurança a eles, principalmente as empresas que não têm grande apelo popular. Ainda assim, as grandes empresas adotam essa prática com frequência.

A descrição do “quem somos” deve conter, principalmente, área de atuação, contato e objetivos. É um espaço interessante para colocar imagens, depoimentos de usuários ou clientes. Também pode servir como uma ponte para perfis de mídia social, por exemplo. 

O ideal é que as descrições não fiquem muito longas e cansativas. Além disso, é importante atualizar a página do “quem somos” com frequência, pois é comum ver sites de empresas e blogs com fotos e perfis desatualizados.

Atenção aos conteúdos

De nada adianta um site ter uma aparência incrível e com navegação bem otimizada se o conteúdo for fraco, com muitos erros ortográficos e pouco chamativo.

Páginas que ficam inativas por muito tempo e que não são atualizadas com frequência caem rapidamente no  esquecimento do público, prejudicando os resultados de pesquisa nos sites de busca.

Gostou de nosso post? Compartilhe: