Conheça as tecnologias que um gestor de marketing precisa conhecer

18/11/2018 às 19:26 Marketing

Conheça as tecnologias que um gestor de marketing precisa conhecer

O marketing digital é uma revolução na maneira de lidar com as novas relações de compra e venda na internet, todavia, ele não se basta, é necessário que os gestores de marketing saibam muito bem o que estão fazendo e com que ferramentas podem contar para que obtenham sucesso em suas campanhas.

Trata-se de uma busca que não se cessa, isso porque as tecnologias evoluem conforme a demanda do mercado, de modo que os profissionais também precisem atendê-lo.

Nesse sentido, a recorrente atualização de suas práticas e de seus conhecimentos não apenas é parte fundamental desse ofício, mas agrega ao gestor de marketing mais credibilidade, autoridade e autoconfiança em sua lida. 

As tecnologias estão aí! E você, gestor de marketing, precisa dominá-las.

Não somente por que tudo se mede com métricas, apurações e análise de dados nesse ramo, mas por que suas estratégias e metas devem ser traçadas de acordo com a leitura e interferência correta dessas medidas, e é aí que as ferramentas disponíveis auxiliarão sua tarefa.

Confira uma lista com algumas tecnologias que serão essenciais para sua campanha!

1 – Automação de marketing

Responsável por trazer agilidade às tarefas nas redes sociais, landing pages, envios de e-mail marketing, por exemplo.

Trata-se de softwares que substituem o trabalho manual, economizando tempo e esforço da equipe envolvida.

Se antes havia uma pessoa responsável por programar e acompanhar vários e-mails para o mailing de uma loja, hoje, há softwares que o fazem, de modo que aquele profissional pode se dedicar a outras tarefas, investindo melhor o tempo em outras ações.

2 – As Googles: Analytics, Adwords e Alerts

Ao monitorar constantemente o tráfego de um site, é possível que as melhores estratégias de marketing sejam traçadas e obtenham sucesso ao serem executadas.

Essa ferramenta não somente serve para isso, mas para análise do ROI da publicidade, para conversões, entre outras coisas. Google Analytics é uma tecnologia se destaca por sua versatilidade e utilidade, funcionando bem desde em práticas mais simples às mais complicadas.

A pesquisa orgânica é importante nas práticas de SEO, todavia, a publicidade paga tem seu lugar.

Com anúncios cada vez mais responsivos, de fácil segmentação e mensuração na hora de obter os resultados, Google Adwords é uma ferramenta essencial.

A fim de acompanhar toda menção à sua marca, o gestor de marketing tem uma boa ferramenta com o Google Alerts.

Monitorar o que se fala de seu produto ou serviço nas redes sociais, por exemplo, é um bom orientador das estratégias a serem seguidas para que sua marca encabece uma campanha de sucesso.

3 – As extensões

A MozBar é uma ferramenta é uma extensão do Chrome. Ele permite o monitoramento em tempo real das informações que estão na página em que você navega.

Com ela você também pode comparar seu desempenho com o do site concorrente, identificando pontos fortes e fracos que nortearam suas estratégias de SEO.

A Rapportive é uma extensão para Firefox e Chrome.

A ferramenta facilita a atividade de troca de e-mails, visualizando com clareza as informações de contato, com avatar, nome da empresa, sua função e links para as redes sociais, por exemplo.

Com isso, as estratégias de segmentação do público se tornam mais ágeis.

Saiba mais sobre o mundo do marketing digital, baixando o nosso e-book.

4 – Social aids

Embora as próprias plataformas das redes sociais atendam os anúncios que por ali circulam, é essencial que o gestor de marketing conheça e acompanhe o modus operandi de seu funcionamento e os resultados alcançados.

Vale ressaltar que cada rede trabalha de uma maneira, não bastando apenas lançar uma mesma campanha em todos os canais, mas contextualizá-la conforme o próprio perfil da rede.

5 – Para as palavras-chave

As ideias sumiram para as palavras-chave? Não se sinta mal, gestor. Essa tarefa dificilmente terá total eficácia se conta apenas com o esforço da sua mente.

A Ubersuggest é uma ferramenta que tapa essa lacuna, ou seja, é um gerador automático de palavras-chave que sugere centenas delas ao termo pesquisado,

6 – Hospedagem de sites

Há vários tipos desse serviço, com planos e coberturas diversas, de acordo com o perfil do demandante.

Nas opções de “do it yourself”, os clientes escolhem seus templates, nos casos mais profissionais, os clientes optam por algo mais sofisticado.

O que é sempre constante é que o gestor de marketing saiba exatamente o que está fazendo, para usufruir adequadamente dessa tecnologia de armazenamento de site.

Quer saber mais sobre os serviços de e-mail marketing? A partir de R$45,00 mensais, o serviço é personalizado e varia conforme sua demanda.

7 –  Para um design criativo

Apesar de o gestor de marketing não ser necessariamente um profissional designer, não é por isso que ele não deva se preocupar com a apresentação visual do site, o conteúdo estético de suas publicações, apresentações e vídeos, por exemplo.

O Canva é um site de ferramentas de design gráfico, com seu formato de arrastar e soltar, o gestor pode criar com facilidade elementos gráficos de diferentes tipos e para diferentes propósitos.

8 – Para equipes afinadas

Trello é uma ferramenta que organiza os projetos e os compartilha com sua equipe da campanha.

Trata-se de uma tecnologia colaborativa, em que os participantes atuam em tempo real e concomitantemente, deixando mensagens e marcações aos colegas, como se fosse uma grande rede.

Esse aplicativo tem um viés simples e agradável ao lidar com a colaboração de projetos, em que eles são apresentados por boards com a lista das tarefas que, por sua vez, estão em pequenos cartões.

Esses lembretes são flexíveis, podem ser movidos entre as listas, dependendo do progresso dos trabalhos da equipe, esses cartões têm comentários, anexos, datas, checklists, entre outros.

Essas e outras tecnologias estão à disposição do gestor de marketing, iniciativa e curiosidade é que devem impulsioná-lo ao uso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: