Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como o blockchain pode ser útil para os e-commerces?

13/04/2021 às 17:41 Novidades

Como o blockchain pode ser útil para os e-commerces?

As lojas virtuais seguem crescendo cada vez mais. O desenvolvimento tecnológico, também. Dessa forma, os e-commerces precisam estar em constante atualização, investindo em novas tecnologias que aprimorem seus serviços.

Se você já conversou com um chatbot no atendimento online de alguma loja ou já clicou em algum produto apresentado a você na vitrine de recomendações personalizadas, você já conhece alguns destes avanços.

Existem diversas ferramentas que podem apresentar melhorias significativas no comércio eletrônico, trazendo mais segurança, otimizando gastos e melhorando a experiência do cliente na plataforma. 

Entre elas, está o blockchain, que apresenta diversas possibilidades de uso nas lojas virtuais.

Descubra já o que significa blockchain e quais são as suas vantagens para os e-commerces!

O que é o blockchain?

O blockchain é um sistema que funciona a partir de uma rede de computadores espalhados por diversos lugares que trabalham em sincronia para conferir e validar transações entre duas partes. Trata-se de um sistema descentralizado, em que não existe uma autoridade central, isto é, nenhum computador tem mais poder do que o outro.

Os computadores trabalham em consenso, de forma que para uma transação ser consolidada, mais da metade de todos os participantes precisam checar e validar essa transação. A partir desse momento, ela fica registrada de forma definitiva no blockchain, que é como se fosse um "livro-razão" que mantém o histórico imutável de todas as transações realizadas.

Para conferir uma transação, esses computadores são programados para processar cálculos matemáticos complexos. O sistema é completamente seguro, porque consegue identificar facilmente qualquer adulteração. Para um hacker conseguir invadir o blockchain e alterar alguma transação em benefício próprio, seria necessário acessar mais da metade dos computadores participantes desta rede, o que seria impossível.

E o que são essas transações? O blockchain foi a tecnologia que surgiu como base para a criação e transferência de criptomoedas. Porém, ele evoluiu de forma que não serve apenas para transferências financeiras. O blockchain também possibilita o registro e a transferência de documentos e dados. 

Hoje, seus usos são diversos, como, por exemplo, votações, assinatura de contratos, desenvolvimento de aplicativos, entre outros… A tecnologia do blockchain também pode ser explorada para trazer benefícios para os e-commerces. Confira!

Maior segurança

Quem nunca teve seus dados vazados? Hackers focam esforços em acessar bancos de dados de grandes empresas, incluindo e-commerces, e até mesmo plataformas do governo. 

Como as lojas virtuais possuem dados importantes de diversos clientes, como nome, CPF e cartão de crédito, elas acabam sendo um dos alvos mais importantes dos criminosos cibernéticos. Este tipo de ataque, além de prejudicar os clientes, também pode manchar a imagem da loja. Por isso, é muito importante investir em um sistema seguro.

Como a segurança é um dos pontos fortes do blockchain, usar essa tecnologia se mostra como uma forma eficaz de impedir o acesso de criminosos, já que o banco de dados fica seguro e não há a possibilidade de ser invadido. 

Logísticas de estoque e entrega

Diversas empresas diferentes podem ser envolvidas em todo o processo da chegada de um produto à casa do cliente. A loja, a transportadora, o entregador… O blockchain pode unificar os sistemas dessas empresas para que todo o caminho da mercadoria seja rastreado de forma instantânea e integrada. Sendo assim, é possível acompanhar e consultar todo o caminho do produto, desde a produção à entrega, inclusive as paradas. 

Além disso, o blockchain também pode ser utilizado para o controle de estoque. O rastreamento de produtos permite identificar facilmente o que está precisando de reposição. Esse reabastecimento pode ser, inclusive, programado para que aconteça de forma automática.

Diversificação de pagamentos

Hoje em dia, as lojas que só oferecem o boleto bancário e o cartão de crédito como opção de pagamento estão ultrapassadas. Não que esses métodos não sejam mais utilizados pelos clientes, porém para atingir uma gama ainda maior de usuários, é importante acompanhar os avanços tecnológicos e apresentar mais opções de pagamento. O PIX, lançado em 2020, por exemplo, é uma dessas alternativas, principalmente pelo pagamento ser processado instantaneamente. 

Para oferecer ainda mais opções, é possível utilizar o blockchain como forma de disponibilizar as criptomoedas para meios de pagamento. Isto atrai os entusiastas das moedas digitais, como, por exemplo, o Bitcoin, fidelizando clientes e trazendo maior comodidade para os usuários.

Programas de fidelidade

No blockchain, é possível registrar todas as transações de um cliente, o que facilita a implementação de programas de fidelidade. Neste tipo de programa, o cliente ganha pontos a cada compra, que podem ser utilizados como desconto em aquisições futuras. 

Com o blockchain, é mais fácil e seguro acompanhar o histórico de compras do usuário, de modo que os descontos possam até mesmo ser aplicados automaticamente. Dessa forma, também são evitadas as fraudes que estes programas costumam sofrer. 

Além disso, também facilita a criação de programas que envolvem uma parceria entre duas empresas, já que os sistemas seriam integrados.

Gostou de nosso post? Compartilhe: