Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

Como abrir um restaurante de sucesso?

10/06/2021 às 16:12 Marketing

Como abrir um restaurante de sucesso?

Abrir um restaurante de sucesso não é tarefa impossível! São necessários diversos passos e muito planejamento para que seu empreendimento seja um sucesso. 

Pensando em abrir um restaurante de sucesso? Vamos dar várias dicas e o caminho das pedras para que você tenha sucesso nesse investimento. Confira! 

Passos de como abrir um restaurante de sucesso 

Para se ter um restaurante de sucesso é necessário bem mais do que só talento. Você vai ter que unir talento à organização e muito planejamento, além de criatividade. 

Vamos falar dos principais passos para abrir um restaurante. 

1. Escolher o ponto estratégico, com definição do público-alvo

A localização é um dos pontos essenciais do sucesso de um negócio. No caso de um restaurante, escolha um local próximo a centros comerciais, nos quais as pessoas podem facilmente chegar até seu estabelecimento. 

Verifique também se há locais para estacionamento próximos. Caso não haja, procure fazer um convênio com algum estacionamento na região, com descontos para seus clientes. 

A definição do público-alvo é essencial para o sucesso do restaurante. Você vai focar em almoço self-service? Então, escolher um ponto próximo a prédios comerciais, com grande número de pessoas que trabalham em escritórios, pode ser uma boa estratégia?

Ou você vai investir mais em público que sai para jantar à noite? Dessa forma, ficar em vias de fácil acesso, como em grandes avenidas, pode ser uma saída interessante. 

Ainda, você vai investir em um público-alvo mais específico, tais como veganos ou vegetarianos? É importante você saber exatamente quem é seu público-alvo e suas características, para poder fazer escolhas mais acertadas. 

2. Estude e saiba todos os aspectos legais do empreendimento

Para abrir um negócio, além de um CNPJ, você vai precisar saber de todos os aspectos legais que envolvem seu empreendimento. 

No caso de um restaurante, você precisará no mínimo da licença sanitária, emitida pela vigilância sanitária e o alvará de funcionamento, dado pela prefeitura da sua cidade. 

Para facilitar, o melhor é consultar diretamente o site da prefeitura local para saber quais são os documentos necessários para obtenção das licenças e dos alvarás. 

3. Plano de negócios 

Nenhum negócio terá sucesso sem a elaboração de um bom plano de negócios. No plano de negócios, você descreve, em detalhes, quais serão suas ações, de onde virá a verba para os investimentos necessários, dentre outros aspectos. 

Não esqueça de estimar gastos, fazer planilha de cálculos, para que você consiga visualizar os problemas e buscar soluções rápidas, sem comprometer o seu negócio. 

4. Contratar e treinar a equipe de trabalho 

Seu restaurante não sobreviverá somente com você trabalhando. Você precisará de uma equipe: quem ficará no caixa? Quem atenderá as mesas? Na cozinha, quem fará os pratos? Quem lavará a louça? Quem fará as compras de suprimentos? 

É essencial ter uma equipe de trabalho e que essa equipe seja bem treinada. Para contratar, busque pessoas que desejam crescer com seu empreendimento. 

Deixe claro como você quer que o atendimento seja, dando o treinamento adequado. Assim, você também poderá cobrar se algo não sair do jeito que você deseja. 

5. Qual é o seu diferencial? 

Uma das perguntas mais importantes, que você deve refletir e colocar em prática, é qual é o diferencial do seu restaurante? 

Afinal, no que seu restaurante difere dos demais já existentes no mercado? 

Lembre-se que ter um bom atendimento é fundamental, mas ter um diferencial também. 

6. Em tempos de pandemia, invista em delivery 

Como ainda estamos em períodos de pandemia, para sobreviver, um restaurante aberto nesse período necessita de delivery de qualidade. 

Portanto, você necessita de parcerias com aplicativos de entrega de alimentação, como Ifood, por exemplo. 

Além disso, contrate motoboys em quantidade suficiente para que sua entrega não atrase. Nada pior do que um restaurante que ainda está formando a clientela, mas cuja entrega sempre atrasa! 

7. Marketing é essencial 

E por último, nenhum negócio sobrevive ou tem sucesso hoje em dia sem marketing. 

Se antigamente, o marketing era reservado aos restaurantes mais chiques, com propagandas na televisão, hoje o marketing é digital! 

Para começar, faça que seu restaurante tenha um site com todas as informações sobre o que é servido. Adicione links para Ifood ou whattsapp, para que o cliente, enquanto visita seu site, possa fazer o pedido do que deseja. 

Invista, também, em marketing de redes sociais. Que tal postar fotos dos pratos servidos em seu restaurante diariamente no Instagram? 

Outra ação importante é investir em listas de transmissão, no whatsapp, com promoções ou cupons, para fidelizar quem já é seu cliente. 

E lembre-se também de investir em marketing para sua marca: que tal colocar itens personalizados pelo restaurante? Por exemplo, um balde de gelo personalizado, com o nome do seu restaurante, usado para servir o champagne para clientes aniversariantes? 

Agora que você já viu os passos de como abrir um restaurante de sucesso, basta refletir sobre todos eles e começar o processo do seu novo empreendimento. 

Seguindo esses passos, certamente seu restaurante terá muitas chances de ser um sucesso!

Gostou de nosso post? Compartilhe: