Atendimento ao cliente em tempos de crise: saiba como fazer

23/01/2020 às 17:49 Ajuda

Atendimento ao cliente em tempos de crise: saiba como fazer

Depois da recessão, a economia brasileira vem se recuperando a passos bem lentos. A expectativa pelo aquecimento do mercado baixou e isso fez com que muitas pessoas parassem de consumir ou diminuíssem consideravelmente, o seu ticket médio de compras.

Então, como é possível atender e conquistar mais clientes em tempos de crise? É sobre isso que vamos falar neste artigo!

Com o consumidor com menos poder econômico, é preciso saber de novas formas para agilizar e personalizar o atendimento. O cliente precisa ter a confiança da qualidade e da eficiência dos seus produtos e serviços.

Em tempos de crise é ainda mais importante saber lidar com o cliente. Nestes períodos, os consumidores estão mais atentos as suas compras, querem economizar o máximo possível e necessitam de um atendimento de qualidade.

Um atendimento ruim acaba prejudicando qualquer pretensão de crescimento da sua empresa, os clientes perdem a confiança e o seu negócio perde a credibilidade no mercado.

E isto ainda pode levar a crises em suas redes sociais, que tendem a destruir a imagem construída pela sua marca.

Pensamos em todas essas variáveis e reunimos diversas dicas neste texto, para lhe ajudar a buscar formas de melhorar o atendimento ao cliente e se atentar a detalhes que não podem ser deixados de lado para garantir a satisfação dos consumidores. Confira as dicas abaixo:

Escuta ativa

A prática da escuta ativa é fundamental para atender bem os clientes. Uma das principais reclamações dos consumidores é a falta de atenção de atendentes.

Muitos clientes sentem que não estão sendo ouvidos, e que apenas querem que eles consumam novos produtos e serviços, dificultando desistências e cancelamentos.

Isso significa que os atendentes não estão se preocupando em ouvir o que o cliente tem a dizer. E se em uma boa economia isso faz a diferença, imagina em um país que passa por uma grave crise econômica.

A última coisa que o cliente deseja é se sentir destratado, como um simples número, apenas mais um comprador.

O cliente precisa se sentir especial, deve ter a confiança de que é entendido e que o atendente prepara soluções para ele, de acordo, com as suas reais necessidades.

A escuta ativa é uma habilidade que possa ser desenvolvida, e basicamente, busca ampliar a nossa capacidade de ouvir com atenção em um diálogo.

Dentro do setor de atendimento, treinar seus colaboradores para o desenvolvimento da escuta ativa é essencial.

O atendente deve ter a capacidade de focar no atendimento, ouvir com atenção e apresentar soluções assertivas para as necessidades do cliente.

Além de trazer mais satisfação, praticar a escuta ativa durante atendimentos é uma maneira de agilizar o serviço, diminuindo o tempo gasto e aumentando a eficiência.

Baixe o ebook Como vender Criação de Site.  

Atendimento humanizado

Outra reclamação comum dos clientes é o fato de que os atendentes estão mais engessados. A introdução de assistentes virtuais também não colaborou para a credibilidade. Isso fez com que as empresas apostassem no atendimento humanizado.

O atendente seja ele virtual ou humano, precisa atender as pessoas com mais clareza e afetividade. O cliente deve sentir que do outro lado da linha, tem uma pessoa interessada em lhe ajudar a resolver qualquer problema.

Isso faz toda a diferença para atrair mais clientes em tempos de crise. O atendente precisa ser gentil, cuidadoso, dar espaço para que o cliente exponha suas necessidades, para que possa tirar todas as suas dúvidas e apresentar as melhores soluções para os consumidores.

Pessoas não devem parecer máquinas, nem mesmo máquinas precisam parecer máquinas em questão de atendimento.

O atendimento humanizado foi um caminho encontrado para gerar uma conexão forte com os clientes, sendo uma maneira eficaz de aumentar a credibilidade e a confiança na empresa.

Confira também: Melhor hospedagem de site.

Pergunte para tirar todas as suas dúvidas

O cliente quer soluções, então precisamos apresentar soluções assertivas e para isso precisamos tirar todas as nossas dúvidas.

É preciso entender que: irritaremos muito mais os clientes se oferecermos as soluções erradas do que por perguntar para entender as suas reais necessidades.

O ato de fazer todas as perguntas necessárias para o cliente é fundamental para prestar um bom atendimento.

As pessoas não querem qualquer solução, querem a solução. E para oferecer isso a eles, precisamos entender o que eles precisam.

E muitas vezes para isto será preciso fazer várias perguntas. Ao contrário do que muitos pensam, o ato de fazer perguntas faz com que o cliente note que o atendente está prestando atenção, para isso as perguntas devem ser coerentes e precisas.

Assim, o atendente consegue tirar todas as dúvidas e prover as melhores soluções para os consumidores.

Costumer Success

O Costumer Success ou sucesso do cliente é um conceito que foca em ajudar o cliente no uso de produtos e serviços, com o intuito de proporcionar a ele, a oportunidade de usá-lo da melhor maneira possível.

Muitas empresas de serviços por assinatura, por exemplo, dispõem de um atendimento 24 horas para auxiliar o cliente a entender e usar suas ferramentas.

Se preocupar com o sucesso do cliente é fundamental para aumentar a satisfação dos consumidores.

Na crise econômica, focar na satisfação dos clientes é essencial para atrair mais vendas e fidelizar mais consumidores. Um bom atendimento sempre busca prover soluções que sejam úteis e vantajosas aos clientes.

Este é o trabalho dos profissionais de Costumer Success. Por isso, hoje eles são considerados muito importantes para o desenvolvimento de uma empresa no mercado digital.

Gostou? Confira mais dicas em nosso blog. Conheça o nosso serviço de Hospedagem de Site.

Gostou de nosso post? Compartilhe: