6 dicas para não errar na escolha de um servidor

29/12/2018 às 17:34 Hospedagem de Sites

6 dicas para não errar na escolha de um servidor

Possuir um negócio online significa que você terá que tomar muitas decisões. E conforme seu negócio cresce, cresce também a responsabilidade e o peso dessas decisões.

Escolher o servidor, por exemplo, pode soar como algum comum e sem importância para muitas pessoas, mas é um dos fatores que pode definir o sucesso ou o fracasso de uma empresa.

Foi pensando nessa difícil decisão que separamos hoje 6 dicas para você não errar na escolha do servidor para o seu negócio. Fique atento a todas elas e entenda melhor sobre a importância dessa escolha.

Conheça qual é seu tipo de negócio

Conhecer muito bem o seu negócio é sempre uma dica fundamental e essencial para todos aqueles que querem avançar e fazê-los crescer.

Saber qual é sua posição no mercado, quais são seus objetivos a curto e a longo prazo, além de entender qual é seu diferencial e qual o tamanho da sua empresa é essencial para que você saiba qual servidor escolher para o seu negócio.

Isso porque essa escolha vai passar por diversas peneiras como a relação entre custo e benefício, a velocidade, a segurança e diversos outros fatores que devem ser discutidos antes de você fazer a sua escolha. E para ajudar nessa decisão, saber exatamente onde está o seu negócio é fundamental.

Já conhece o nosso serviço de Gerenciamento de Servidor? É um serviço tabelado conforme analise. Nosso diferencial é o Monitoramento 24/7/365, verificações preventivas programas e etc. Confira!

Escolha um servidor que você pode pagar

A verdade é que sempre vão existir servidores que nos oferecem muito mais funções e espaço do que o que já temos, mas a questão sempre será o quanto nós estamos dispostos a gastar e o quanto isso vale a pena para o nosso tipo de negócio.

Pense no exemplo de um carro, por exemplo. Se você quer apenas andar dentro da cidade e se locomover durante poucas horas por dia, não vale a pena comprar um que tenha tração nas quatro rodas e que seja perfeito para longas viagens em estradas de diferentes tipos.

A segunda opção com certeza te oferece muito mais recursos, mas são coisas que você não precisa.

Isso também se aplica na hora de escolher um servidor, então pense bem porque todo o dinheiro economizado em uma compra feita com sabedoria, pode ser utilizado para o seu negócio de outras formas.

Faça alguns questionamentos

Entender qual é a finalidade ou a função principal do servidor da sua empresa vai fazer com que fique mais claro realizar essa escolha.

Podemos afirmar que essa é uma das mais valiosas dicas para não errar na escolha do servidor exatamente porque é a partir dela que você poderá levar em conta outros aspectos.

Algumas coisas que você pode se perguntar são:

  • ·O servidor funcionará para compartilhamento de arquivos?
  • ·Quanto de espaço será usado para para e-mail?
  • ·Funcionários poderão acessar esse computador remotamente?
  • ·O servidor será usado para backup de dados?
  • ·Quanto espaço ele deve ter?

Esses são apenas alguns exemplos e você pode (e deve!) modificar essas perguntas de acordo com os objetivos da sua empresa.

Ao levantar esses questionamentos, você com certeza estará esclarecendo para si mesmo e para sua equipe o que a empresa espera do servidor.

E isso é extremamente benéfico, já que a partir daí muitas opções já podem ser descartadas, além da própria escolha do servidor ficar muito mais clara.

Preste atenção na segurança

A segurança é uma das coisas mais importantes e que mais temos que levar em conta na hora de fazer uma escolha desse tipo, uma vez que estamos usando dados ou informações altamente confidenciais.

Você precisa de um servidor que ofereça alta proteção. O mais alto que conseguir, como firewalls, monitoramento e antivírus para se defender contra os diversos tipos de malwares.

Serviços de backup também tem que estar disponíveis para que você possa restaurar qualquer arquivo que possa sofrer algum ataque ou ser corrompido de alguma forma.

A nuvem

Os serviços de nuvem têm sido cada vez mais procurados tanto por sua praticidade e pelo preço, que é bastante atrativo principalmente para pequenas empresas.

Você deve sim considerar escolher um servidor em nuvem para o seu negócio, porém também é necessário analisar todos os pontos negativos desse tipo de serviço e ver se ele realmente vale a pena para você.

Tudo tem um lado positivo e um negativo e colocar os dois na balança é fundamental na hora de fazer escolhas desse tipo.

Leve em conta a opinião dos outros

Essa não é a dica que deve fazer você escolher ou não um servidor para o seu negócio online, mas levar em conta o que outros clientes dizem das empresas é importante.

Ninguém quer comprar um serviço ou um produto de alguém que não transmite confiança e que oferece serviços de má qualidade, por mais barato que isso seja.

Por isso leia e pesquise bastante sobre todas as empresas que podem te oferecer um bom serviço com servidor, seja ele físico ou na nuvem.

Dessa forma você consegue descobrir se a empresa realmente cumpre o que promete, se o serviço de atendimento deles realmente funciona e como eles lidam quando problemas aparecem.

É uma das melhores formas de eliminar algumas opções e focar nas que mais vão valer a pena para o seu negócio.

Leia também: Qual é o preço do gerenciamento de servidor?

Conclusão

Utilize essas dicas para não errar na escolha do servidor e fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais.

Lembre-se que esse tipo de escolha que parece ser comum e banal para muitos pode afetar a empresa de muitas formas, como você pôde perceber nos exemplos que demos aqui.

Faça com que essa escolha realmente valha a pena e que ela seja um ponto positivo na hora de estruturar um site ou uma loja virtual, por exemplo.

Essas decisões técnicas acabam sendo a base para que todo o resto do negócio possa fluir com total firmeza. E é só dessa forma que um negócio pode crescer sem grandes fragilidades.

Gostou de nosso post? Compartilhe: