Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 vantagens de definir o seu nicho de mercado

30/10/2022 às 15:14 Ajuda

4 vantagens de definir o seu nicho de mercado

Se você está pensando em abrir uma empresa e  já definiu o ramo de atuação, é hora de identificar seu nicho, pois ele é de extrema importância para o alcance dos resultados positivos do negócio.

Agora, se você já tem experiência no empreendedorismo e já tem um nicho definido, prepare-se para reinventá-lo, enxergando e alcançando assim novas oportunidades.

Para identificar nichos de mercado, tente responder perguntas como:

  • Por que eu quero atuar nesse nicho?

  • Conheço, de fato, o problema que pretendo solucionar?

  • Estou qualificada para resolver esse problema?

  • Quais são os principais interesses de quem enfrenta esse problema?

  • O que as pessoas precisam?

  • Tenho um diferencial , qual?

  • Alguém realmente pagaria por uma solução? 

  • Quanto alguém estaria disposto a pagar por minha solução?

Afinal, o que é um nicho de mercado?

Bem, nada mais é que uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo.

Vamos dar o seguinte exemplo: uma empresa de tintas que atua há anos no mercado, tinha seu nicho de mercado, tinta sem cheiro, mas com o crescimento do mercado, a competitividade tornou esse nicho algo trivial, pensando em inovar, a empresa focou em outro nicho, processo de secagem mais rápida, por isso, investiu em catalisador de tinta, e o resultado foi um crescimento expansivo nas vendas.

Uma empresa com nicho de mercado é caracterizada por atender um grupo de consumidores específico, e, muitas vezes, inexplorado.

Procure ouvir seus clientes, e para identificar um novo nicho, crie uma nova persona.

4 vantagens de definir o seu nicho de mercado:

Estratégias de marketing mais assertivas

O que torna mais fácil criar campanhas de marketing direcionadas a um público específico. Quanto mais o público é segmentado, mais fácil é se comunicar com ele. Exemplo: uma empresa de Conectores elétricos, comercializa seus conectores, porém seu nicho e serviços. Por saber seu nicho, a estratégia de marketing é direcionada para eventos.

Menor número de concorrentes

A concorrência diminui consideravelmente a partir do momento em que você identifica um nicho e direciona conteúdo de marketing a um público específico.

Público mais qualificado

Por conhecer as particularidades dos produtos do nicho, você consegue direcionar a um público específico.

A empresa de limpeza de fossas sépticas é uma área de nicho na área de serviços de limpeza comercial, portanto, não há uma área de nicho nessa linha de negócios.

Por ter menor concorrência, você conseguirá determinar o preço dos produtos. Isso pode fazer com que tenha mais lucro, mesmo que venda em menores quantidades. 

Nichos mais lucrativos em 2022

1 - Relacionamento - Salvar relacionamento;

2 - Ganhar dinheiro online - Negócios;

3 - Saúde e fitness - emagrecer

4 - Hobbies - Desenhar

5 - Animais de estimação - adestrar cães

Domine seu nicho

Ao definir o seu nicho de mercado, é importante focar em se tornar uma autoridade dentro dele, passando credibilidade a sua marca, o que fará com que as pessoas confiem em sua marca ou serviço que você oferta como a melhor solução para atender às suas necessidades.

É importante fazer uma pesquisa antes de escolher um nicho de mercado, pois em algumas vezes a segmentação pode ter desvantagens, por isso, analise o perfil de sua persona, escute o que ela busca e inove.

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: