Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

4 dicas para uma gestão empresarial funcional

30/10/2022 às 15:05 Ajuda

4 dicas para uma gestão empresarial funcional

A gestão empresarial funcional é uma estratégia utilizada em empresas de vários segmentos, onde os gestores dentro de uma tomada de decisão, estabelecem metas sem foco no cliente.

A intenção é planificar metas que sigam uma hierarquia produtiva e traga benefícios a médio e longo prazo, como por exemplo:

  • Melhora de produtividade

  • Otimização de setores

  • Aumento de eficiência

  • Diminuição de custos

Mas fazer uma gestão empresarial que seja realmente funcional é uma meta para vários gestores.

Pensando nisso, nossa equipe especializada em gestão fez esse artigo para apresentar quatro dicas para que qualquer empreendedor consiga fazer uma gestão empresarial funcional.

1 - Conheça o seu mercado

Você só vai conseguir implementar uma gestão empresarial funcional, a partir do momento que conhecer profundamente o mercado do qual faz parte.

Para uma empresa de EPI (equipamentos de proteção individual), que vende bota de segurança, por exemplo, não se trata apenas uma questão de conhecer a bota do concorrente, mas sim, de entender a dinâmica comercial desse mercado.

Essa dinâmica vai desde a qualidade da matéria-prima que é fornecida ao produto, até a capilaridade logística que a empresa pode atender.

Em outras palavras, ao compreender o mercado do qual a empresa faz parte, o gestor se municia de conhecimento de área, o que vai flexibilizar tomadas de decisão para uma gestão funcional. 

2 – Tenha uma equipe engajada

O gestor precisa compreender que, apesar de gerir a empresa dentro do seu conceito amplo de conhecimento do mercado, ele só vai conseguir funcionalidade real, se a equipe estiver engajada e comprometida com a gestão.

Esse processo vai desde a seleção de funcionários por parte do RH, ao treinamento da equipe para as atividades empresariais. 

Ressaltamos também que é fundamental uma boa comunicação da gerência com os funcionários, para que entendam os objetivos da empresa, e a empresa realmente espera deles como força produtiva.

Quando os colaboradores estão comprometidos, como por um exemplo, vender 1000 unidades de impermeabilizante para laje até o fim do ano, e a gestão da empresa está trabalhando com formas de incentivar esse alcance, isso gera funcionalidade coletiva e aumenta o engajamento da equipe.

3 – Estabeleça Metas

As metas são feitas para serem alcançadas e é muito difícil encontrarmos empresas que deram certo, praticando uma gestão empresarial funcional, sem a determinação de metas.

Essas metas não precisam estar somente focadas na questão de venda. Lembre-se que a central de relacionamento é uma das engrenagens e outros setores também precisam ter boa performance, para servir de alicerce em uma gestão empresarial funcional.

O gestor de uma empresa que vende eletroimã, por exemplo, pode determinar uma meta para que o setor de marketing atinja um maior impulsionamento, aumento de reconhecimento do mercado e ganho de relações comerciais em forma de campanha publicitária para a empresa.

Em suma, independente de como for, as metas são fundamentais para estabelecer uma boa gestão empresarial.

4 – Tenha a tecnologia ao seu lado

Gestão funcional sem uso de mecanismos tecnológicos praticamente não existe. Hoje temos à disposição inúmeras ferramentas como CRM, armazenamento em nuvem, softwares de gestão, banco de dados para análises, e tudo isso precisa ser usado em prol da produtividade empresarial.

Uma gestão só poderá ser funcional, se ela também for automatizada e, para gerar essa automação, a implementação da tecnologia em vários setores da empresa é determinante para o sucesso.

Esse foi nosso artigo dando dicas para uma gestão empresarial funcional. Se gostou deste conteúdo compartilhe e nos siga para outros conteúdos do tipo. 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

Gostou de nosso post? Compartilhe: