Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

OK

O que é Backup? Qual é sua importância?

31/05/2016 às 16:14 Hospedagem de Sites

O que é Backup? Qual é sua importância?

O que é backup? Um backup é uma cópia dos seus arquivos e configurações e é importante nos casos de perda de dados ou necessidade de formatações. 

Originário da língua inglesa, backup significa em sua tradução literal, cópia de segurança dos arquivos sejam eles de qualquer origem. Neste post quero enfocar a importância do sistema de backup nos serviços de hospedagem de site.

Provavelmente já ouvimos falar de alguém que já perdeu um arquivo importante de trabalho ou da faculdade, um arquivo que não poderia em hipótese alguma perder, devido à grande importância do mesmo.

Pessoas que não efetuaram uma cópia de segurança num pen drive ou na nuvem, o que hoje em dia está fácil de encontrar até mesmo gratuitamente, enfim, ter um local seguro e à prova de perda.

Infelizmente, muitos usuários não se dão conta do que é backup e da importância de ter uma visão pragmática no que se refere a manter a guarda dos arquivos importantes, evitando graves transtornos.

Recomendamos também o texto: hospedagem de site barata.

A importância do Backup nos serviços de Hospedagem de site

Em média, cerca de 85.000 novos registros de domínios são registrados por mês só no Brasil. Este número nos permite estar entre os países com maior participação na internet.

Porém é um número que deflagra uma exigência de bons serviços de hospedagem de site e um deles é o sistema de backup

Se você tem um site, fique atento, pois se você não dava muita importância, nunca nem observou como funciona o sistema de backup do seu provedor de hospedagem ou nem sabia o que é backup , a partir de agora você vai prestar mais atenção a isso.

O backup deve ser encarado como um ponto de alta relevância na hora de escolher o seu serviço de hospedagem de sites.

Todos os meses, atendemos casos de clientes que chegam até nós se queixando que seu serviço de hospedagem perderá todos os seus arquivos do site.

Isso pode acontecer por diversos fatores (problemas com datacenter, invasão, problemas com hardware dos equipamentos que hospedam o site, não contratação de um serviço de backup, etc.) presenciamos diversos fatores, mas o que mais chama a nossa atenção são procedimentos completamente errados na hora de se montar a rotina de backup.

Alguns equívocos estarei listando logo a seguir:

Backup na mesma máquina

Diversas empresas realizam o backup numa rotina até correta, diário, incremental, um backup full, porém pecam quando realizam esta rotina na mesma máquina e as vezes até no mesmo HD em que se encontra o site hospedado.

Quando ocorre um problema de hardware, uma queima de HD por exemplo, torna-se impossível o acesso e a possibilidade de restauração do site pois a escolha do local onde se armazena o backup foi equivocada.

Rotina ineficaz

A rotina do backup também é um ponto a ser observado, ainda mais quando trata-se de um site dinâmico, uma loja virtual com uma boa movimentação de vendas.

Quando essa rotina não é frequente, não é feita pelo menos 1 vez ao dia, a quantidade de informações perdidas num eventual “sinistro” gera uma certa dor de cabeça, ainda mais quando a empresa de hospedagem de sites não disponibiliza de profissionais para assessorar numa recuperação de backup.

O que implica na contratação de mão-de-obra qualificada para executar o serviço e calcular as perdas e até onde foi copiado para iniciar a reposição das informações perdidas após a restauração do backup

pessoa fazendo backup no computador

Transferência de responsabilidades

Este terceiro caso é certamente o mais grave de todos, pois trata-se de uma situação que muitos serviços veladamente registram em seus contratos, mas que a maioria das pessoas não veem, que é a responsabilidade da realização do backup.

Muitos serviços não oferecem a opção de backup na hospedagem de site. Eles colocam uma cláusula que responsabiliza o contratante do serviço de hospedagem na realização dos backups.

Na grande maioria isso está diretamente vinculado ao preço dos serviços. Aquelas promoções que cobram um valor bem abaixo de mercado, desconfiem desses serviços.

Observem se eles garantem a realização correta e confiável da rotina de backup de seu site, pois quando a realização do mesmo fica na responsabilidade do contratante quase sempre não dá certo, pois trata-se de rotinas que precisam ser automatizadas e necessitam estar sendo constantemente observadas se estão funcionando.

Como funciona o sistema de backups da ISBrasil?

Na ISBrasil, temos um cuidado já desde muitos anos com a rotina de backup

Temos um script próprio e exclusivo de realização de backup. Nossa rotina é diária o que, não permitindo numa eventual necessidade de restauração de um backup, a perda de muita informação.

É incremental, o que torna a rotina bem eficiente, ágil e rápida, não comprometendo a velocidade e a funcionalidade do site, é feito em horários de baixo fluxo de visitas.

O backup incremental compreende numa análise de todos os arquivos hospedados, quando o script reconhece que houve a alteração de algum arquivo, mediante a alteração do tamanho do arquivo, ele realiza a cópia, somente dos arquivos que foram alterados, porém uma vez por semana, é realizado um backup full, ou seja, a cópia de todo o conteúdo hospedado, independente se foi alterado ou não, isso permite garantirmos a cópia de um arquivo com problema e que não tenha sido percebido pelo próprio contratante.

Local da guarda do backup:

Os backups de todos os nossos clientes são armazenados sempre em servidores diferentes dos que hospedam o site, o que garante que num eventual problema na máquina que hospeda o site ou qualquer outro infortúnio ocasionado por problemas de qualquer natureza, a guarda dos arquivos de backup estejam garantidos.

Nossos backups ficam em datacenters diferentes de onde o seu site roda evitando sinistros naturais que possam ocorrer além de nossa vontade.

Testamos o nosso backup:

A nossa rotina além de realizar o backup, testa a recuperação do mesmo trazendo uma segurança sem igual aos nossos backups.

Concluímos que o backup não pode mais ser encarado como um serviço qualquer, como um ator coadjuvante, ele tem sim que ser encarado como fator de grande relevância, pois o grande problema quando se perde todo o conteúdo é ficar sem site, o que pode acarretar possíveis perdas de receitas em potenciais clientes que buscam por sua empresa e não a encontram, um gasto extra na confecção de um site novo e a perda de ranqueamento no sistema de buscam, que puni um domínio que esteja sem conteúdo, quando outrora havia conteúdo publicado na internet.

Por isso, oferecemos um serviço de cloud gerenciado completo com backup incluso sem custo adicional, além de segurança de rede e licença cPanel.

Gostou de nosso post? Compartilhe: